
A prevalência de alergia alimentar tem aumentado a olhos vistos em nosso consultório! Não só está mais frequente, mas também diversa: novos alimentos, diferentes manifestações e uma história natural em transformação. Felizmente muito tem se pesquisado sobre o tema e novas abordagens diagnósticas e terapêuticas têm sido disponibilizadas. Faz-se ainda necessária a melhor compreensão da fisiopatologia para que se possa intervir e, sobretudo, prevenir essa epidemia.
A atenção ao portador de alergia alimentar requer cuidado multi e interdisciplinar. É com esse olhar que o Simpósio Internacional de Alergia Alimentar tradicionalmente reúne clínicos, pediatras, alergistas, gastroenterologistas, nutrólogos, nutricionistas, psicólogos e todos aqueles que se preocupam com o tema da alergia alimentar em nosso país. Desde a sua criação, o foco foi sempre melhorar a vida daquele com alergia alimentar por meio de palestras e discussões com ênfase em prática e atualização, ministradas por experts no assunto.
Além da presença de renomados especialistas brasileiros, nessa edição haverá participação de quatro convidados internacionais. Paul Turner abordará se é possível prever a gravidade em alergia alimentar, enquanto Alexandra Santos revelará quais são os avanços diagnósticos no setor. Contaremos com a nutricionista Isabel Skypala para debater sobre alergia alimentar e dieta à base de plantas e George du Toit discutirá os resultados da imunoterapia epicutânea para amendoim.
Após traçar um panorama da alergia alimentar no mundo e no Brasil, o programa contempla ainda diferentes temas como a fisiopatologia da doença, imunonutrição, consumo de ultraprocessados, interface com a dermatite atópica, teste de provocação oral (TPO) no FPIES e TPO de baixa dose, imunobiológicos etc. São muitos aspectos em um evento só, apenas possível em um encontro dedicado ao tema.
É verdade que eventos…