O XLIX Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia acontecerá em São Paulo de 18 a 20 de novembro, e será um marco na história da ASBAI e da especialidade de Alergia e Imunologia no Brasil. Estamos completando 50 anos da fundação da ASBAI, a partir da fusão da Sociedade Brasileira de Alergia (criada em 1946, no Rio de Janeiro) e da Sociedade de Investigação em Alergia e Imunopatologia (criada em 1960, em São Paulo). O tema central do congresso é “Marcos da Alergia e Imunologia”.
No transcorrer dessas cinco décadas, foram conquistados avanços na compreensão da etiopatogenia das doenças alérgicas e imunodeficiências, bem como no desenvolvimento de novos métodos diagnósticos e terapêuticos. Entre esses, destacamos os biomarcadores, identificação de endotipos/fenótipos, diagnóstico genético e molecular, fármacos para novos alvos terapêuticos — imunobiológicos e pequenas moléculas, que colocaram a Alergia e Imunologia na era da medicina de precisão. Por outro lado, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em uso há mais de um século foram aprimorados e permanecem com grande utilidade na prática clínica, como os testes cutâneos e a imunoterapia alérgeno-específica.
Ao longo do Congresso, faremos uma viagem através do tempo, abordando os marcos da Alergia — dos primórdios ao presente, em todo o escopo da especialidade, da infância à senescência, dos procedimentos consolidados às novas abordagens, as interfaces da especialidade, a incorporação da tecnologia da informação na prática médica e a necessidade de ampliação da área de atuação do alergista e imunologista. A pandemia de covid-19 também está contemplada na programação, abordando seus impactos e desafios, com foco nos pacientes com doenças imunoalérgicas e na covid longa.
As atividades científicas desenvolvidas em modalidades variadas, incluindo Simpósios Master, mesas-redondas, sessões “Prós e…