
Tive o privilégio de estar à frente da Presidência no jubileu de ouro da ASBAI — nossa querida ASBAI — e, assim, trazer um pouco do sotaque da região nordeste, mais especialmente do estado de Pernambuco, terra de rica história e cultura. Mas quero fazer uma pergunta a você, associado: por que a história dos 50 anos da ASBAI é tão importante?
Ao resgatar o passado, nos emocionamos com o presente e abrimos as portas e janelas para a entrada do futuro. Foram os presidentes vitalícios que nortearam a construção dessa catedral chamada ASBAI. Cada um dos que nos antecederam deram sua valorosa parcela de contribuição e é gratificante ver o quanto nossa especialidade cresceu.
Mas nossa entidade permanece inacabada, pois qualquer arquétipo de associação é sempre uma utopia a nos guiar.
“A utopia mora no horizonte.
Aproximamos dois passos, ela se afasta dois passos.
Caminhamos 10 passos, e o horizonte corre 10 passos.
Por mais que caminhemos, jamais alcançaremos.
Então para que serve a utopia?
Serve justamente para isso: para que não deixemos de caminhar.”
Caminhar juntos.
A ASBAI é a entidade, de cunho científico, que representa a classe dos imunoalergistas. Nesse sentido, houve necessidade de mudanças no estatuto social, para prestigiar quem efetivamente possui o título de especialista em Alergia e Imunologia.
Valorizar o associado que é titulado e seu mérito científico é condizente com a missão de nossa ASBAI, que foca mais no PubMed e menos no Instagram. Mais PubMed e menos Instagram. Mais PubMed e menos Instagram. 😊
Com essa missão, nesses dois últimos anos, construímos laços, produzimos bastante e conquistamos juntos. Mas, ao contemplarmos os quatro pilares básicos da vida associativa, gostaríamos de ressaltar o seguinte:
1º — Em termos de conhecimento na área de Alergia e Imunologia, a implantação da prova prática para o título de especialista. Esse marco confere um salto de…