
A busca da valorização profissional da especialidade
*Por Dr. Giovanni Marcelo Siqueira Di Gesu
Caro (a) Colega,
Ao retornarmos às nossas residências após o maravilhoso L Congresso da ASBAI ocorrido em Maceió, e com 2024 em nossos horizontes, dirijo-me a você com um breve relatório das atividades da Comissão de Honorários e Exercício Profissional.
A partir de 2022, os membros da Comissão de Honorários e Exercício Profissional, com apoio de consultoria jurídica contratada pela ASBAI, convidaram três operadoras da saúde suplementar, escolhidas dentre as cinco de maior representatividade em todo o país. Nosso objetivo foi de criar canal de comunicação, expondo as nossas dificuldades na prestação de serviços como especialistas. Pleiteamos discutir os pontos que saliento a seguir:
– A remuneração inadequada;
– A ausência ou insuficiência dos reajustes dos honorários pagos por procedimentos;
– A não disponibilização conforme a lei aos médicos credenciados dos anexos contratuais com valores de remuneração pactuados para a realização dos procedimentos (tabelas ou outros documentos de referência);
– A recusa formal de reembolso dos custos operacionais (especialmente dos testes de contato);
– A dificuldade de acesso dos profissionais ao responsável pela área de credenciados aos planos de saúde para a solução de problemas.
Infelizmente não obtivemos êxito nas conversações, pois as três operadoras informaram que possuem uma tabela própria de valores de honorários, e que praticam a regionalização dos referidos valores.
Como todos sabem, temos vivenciado um aumento expressivo na prevalência e na gravidade das manifestações alérgicas nas últimas décadas. Felizmente para o bem de nossos pacientes e de nossa prática profissional, contamos hoje em dia com meios diagnósticos e de tratamento mais apurados. No entanto, os insumos empregados são invariavelmente muito…