Entrevista Dr Beltran Carrillo, Espanha – CMBA


Apresentamos o Convidado Internacional do XXVI Congresso Internacional de Acupuntura e IV Congresso de Dor do CMBA Dr Beltran Carrillo (Espanha).

Dr Beltran é Bacharel em Medicina (Universidade Complutense, Madri), Especialista em Geriatria e Mestre em Acupuntura (Universidade Complutense, Madri), Presidente da Sociedade de Acupuntura Médica da Espanha (2020 – presente).

CMBA – Dr. Beltrán, o que a Acupuntura significa para você?

Dr Beltrán – A Acupuntura como ramo da Medicina significa para mim uma forma de ajudar a curar e tratar doenças, cuidar de pessoas com problemas de saúde. Faz parte da prática médica normal; a acupuntura não pode ser separada da medicina. Algumas vezes a melhor opção para um paciente é a acupuntura, e muitas outras a acupuntura não é a melhor opção, enquanto em outras a acupuntura é o complemento necessário para controlar a doença do paciente. Separar a acupuntura da medicina não é a melhor forma de cuidar de pessoas com problemas de saúde, o que pode contribuir para que não se reconheça o enorme efeito benéfico que essa ferramenta terapêutica pode ter em muitos casos.

CMBA – Conte-nos um pouco sobre você, como a acupuntura entrou em sua vida.

Dr Beltrán – Aprendi sobre acupuntura através do meu pai. Meu pai é um internista que, após terminar sua graduação médica em Madrid (1962), foi para o Canadá para se especializar, permanecendo em Montreal por 15 anos. Nesse período conheceu Bruce Pomeranz, treinando com ele em Toronto. Com Pomeranz, ele conheceu as primeiras pesquisas sobre o efeito neuro-hormonal da acupuntura e sua aplicação clínica, especialmente o tratamento de dependência em heroína que estava sendo realizado em Toronto na época para desmamar viciados. Durante minha formação universitária, passei todo o tempo que tinha livre na clínica com meu pai, aprendendo com ele e estudando sob sua supervisão.

CMBA – Como você vê o momento atual da…



Leia Mais >