O presidente do CMBA esteve presente na solenidade de posse da nova diretoria da Academia Nacional de Medicina, agora presidida pela Dra Eliete Bouskela, primeira mulher a ocupar o cargo nos 195 anos de sua existência.
O evento contou com a presença de várias autoridades, dentre elas a do presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luís Roberto Barroso e do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
No dia 8 de maio, dia. Internacional da mulher, a presidente convidou a todos os presidentes das 54 especialidades médicas para discussão sobre a formação médica.
Iniciou a reunião dizendo cujo objetivo é aumentar a representatividade das especialidades médicas na Academia.
Em nome do CMBA, Luiz Sampaio, disse que teria imensa satisfação em ver um especialista da Acupuntura como acadêmico e aproveitou a ocasião para ressaltar a necessidade da união de todas as especilidades médicas para resolução de problemas comuns, como a invasão de atos médicos pelas outras profissões de saúde bem como das concessões de títulos de especialidade por cursos de pós graduação latu sensu.
Ressaltou a importância das instituições médicas, como a Academia Nacional de Medicina, atuarem em conjunto com o CFM, ABM e FENAM, congregando esforços e recursos.
A Presidente trouxe sua preocupação com a formação médica e solicitou a todas as especialidades que enviassem proposições para a Academia.
Aplaudida pela iniciativa, pois, pela primeira vez na história da academia, as especialidades através de seus presidentes ou representantes foram ouvidas.