Voluntariado retoma ação presencial

voluntariado
(Foto: Divulgação)

No momento em que o voluntariado reativa ações presenciais, o legado da pandemia deixou um impacto transformador para inúmeras instituições brasileiras. “Todos nós tivemos que nos reinventar para manter a atuação — e união — dos voluntários durante os dois anos de confinamento por causa da covid-19”, resume Rene Padovani, coordenador de Filantropia da Pró-Saúde, uma das maiores gestoras hospitalares do país.

Leia também – Empresas investem R$100 mi em projetos de renúncia fiscal

A entidade, que gerencia mais de 20 hospitais nas cinco regiões brasileiras, possui um grupo atuante composto por aproximadamente 200 voluntários. Trata-se de pessoas que dedicam parte de seu tempo em benefício de pacientes em reabilitação. “Foi um momento em que muitas pessoas queriam ajudar e muitas outras precisavam de ajuda. Como tínhamos que ficar em casa, criamos ações para exercer o voluntariado online”, contou Rene.

Assim, a entidade filantrópica conseguiu adaptar algumas atividades presenciais para o ambiente virtual, criando condições para que as pessoas pudessem exercer o voluntariado nos hospitais sem sair de suas casas.

Por videochamada, foram promovidas ações nas brinquedotecas, oficinas de contação de histórias, ações musicais e de cuidados com a beleza, visita religiosa entre outras atividades.

Dois dos quatro encontros anuais de líderes do voluntariado que a Pró-Saúde promove também foram realizados por videoconferência — em 2020 e 2021.

“O aprendizado foi que a solidariedade sempre encontra um caminho para acontecer”, avaliou Regina Victorino, superintendente corporativa de Filantropia da Pró-Saúde. “Se a gente tinha que ficar em confinamento por causa da covid, essa condição não impediu que o exercício do voluntariado. Esse foi um legado importante”, acrescentou.

A reflexão compartilhada por Regina acontece em razão do Dia Nacional do Voluntariado que, neste domingo 28, tem a data lembrada em todo o país. “Alguns estudos mostram que quase 60 milhões de brasileiros já atuaram em alguma ação voluntária. Desse total, 12% são engajados regularmente”, disse ela.

Esse potencial, aliado à causa da saúde, de acordo com Regina, contribuíram para a criação e consolidação do programa de voluntariado da Pró-Saúde. “Temos um manual com todas as orientações, amparados na legislação, que busca garantir a plenitude do exercício da solidariedade, entre as pessoas que se dispõe a dedicar parte de seu tempo a quem está em reabilitação nos hospitais que gerenciamos. É um trabalho que engaja e que transforma”, afirmou.

Apoio físico e psicológico para gestantes

Entre as iniciativas desempenhadas nas unidades gerenciadas pela Pró-Saúde, está o projeto Doulas Voluntárias, realizado presencialmente no Hospital Materno Infantil de Barcarena, unidade referência para gestantes de alto risco no Pará.

Doulas são pessoas que têm o papel de oferecer apoio físico, psicológico e conforto emocional para gestantes durante todo o período de gravidez, parto e pós-parto.  “Ser voluntária é trabalhar pelo bem do próximo por amor. Criamos um vínculo tão forte de afeto e carinho, que o sentimento é como se fôssemos familiares das pacientes”, destacou a estudante de Enfermagem Izabela Sena, doula-voluntária no hospital.

“Contribuímos para autoestima das pessoas e em troca, ganhamos sorrisos e gratidão”, acrescentou.

*Informações Assessoria de Imprensa