Variante Delta: Paraná confirma mais nove mortes

Mais nove mortes causadas pela Covid-19 a partir da variante Delta foram confirmadas no Paraná nesta terça-feira (14 de setembro), segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). A pasta também informou mais 26 casos da doença devido à cepa e suas sublinhagens. Com esses registros, o Paraná soma, até o momento 162 casos e 38 mortes pela variante Delta. Os dados foram repassados no relatório de circulação de linhagens Sars-CoV-2 (vírus responsável pela Covid-19), por sequenciamento genômico, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As mortes pela variante Delta foram registradas nos municípios de Campina Grande do Sul, Curitiba, São José dos Pinhais e Cascavel – seis mulheres e três homens com idades que variam de 5 a 80 anos. Os novos casos foram registrados em Antonina, Morretes, Paranaguá, Campina Grande do Sul, Curitiba, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Cascavel, Alto Paraíso, Cianorte, Loanda, Londrina, Rolândia e Toledo.

Leia também – Você conhece as diferenças entre as variantes Delta e Gama?

Leia também – Avanço da variante Delta no Brasil

A Sesa informou que enviou 926 amostras para sequenciamento, sendo que 492 indicaram a variante P.1, também conhecida como variante Gama e que foi identificada primeiramente no Amazonas, entre o final de 2020 e início de 2021. Do total de amostras, 391 ainda não tiveram o resultado revelado.

Assim que a Fiocruz confirma casos e mortes por variante Delta, a Secretaria de Estado da Saúde entra em contato com as Regionais de Saúde, que por sua vez comunicam os municípios de residência (ou de notificação) dos casos confirmados para iniciarem a investigação epidemiológica. Este processo inclui dados desde o início dos sintomas, a realização do exame, se houve internação e se o caso é considerado como cura ou óbito.

Leia também – Ainda podem surgir novas variantes do coronavírus?

Leia também – A terceira dose da vacina contra Covid-19 será para todos?