Vacina contra Covid-19 e gestantes: Pfizer fará testes

    A Pfizer e a BioNTech, responsáveis pelo desenvolvimento de uma vacina contra Covid-19, divulgaram nesta quinta-feira (18 de fevereiro) um comunicado sobre o início de um estudo clínico global para avaliar o impacto da vacina contra Covid-19 em gestantes. Serão realizados testes em fases 2 e 3 em cerca de quatro mil grávidas saudáveis no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Chile, Moçambique, África do Sul, Reino Unido e Espanha.

    Segundo os laboratórios, parte das gestantes vai receber a vacina contra Covid-19 da Pfizer e parte vai receber placebo. Elas vão saber o que receberam apenas após o nascimento dos bebês. Assim, as que receberam placebo poderão ser vacinadas enquanto ainda houver a pesquisa.

    Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?

    O objetivo do estudo é embasar a aplicação da vacina contra Covid-19 em gestantes. Atualmente, não existe essa recomendação. Além disto, a pesquisa vai verificar se a imunidade desenvolvida na gestante a partir da vacina também é repassada ao bebê.

    A Pfizer informou que as grávidas têm mais riscos de complicações e também de desenvolver a versão mais grave da Covid-19. Por isso, é importante saber as reações e impactos da vacina contra doença neste público.

    Paralelamente, as empresas informaram que devem começar nos próximos dois meses estudos adicionais sobre eficácia e efeitos da vacina contra Covid-19 em crianças. Nesse caso, o público-alvo seria de cinco a 11 anos. Uma pesquisa envolvendo crianças e adolescentes de 12 a 15 anos já está na fase 3.

    * Com informações do UOL

    Leia também – Crianças e coronavírus: riscos, sintomas e outros reflexos

    Leia também – Covid-19 e crianças: complicações surgem até oito semanas após a infecção