Universidade asiática anuncia caso de reinfecção pelo coronavírus

    Pesquisadores da Universidade de Hong Kong relataram um caso de reinfecção pelo coronavírus. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (24 de agosto). Trata-se de um homem de 33 anos, que apresentou sintomas leves na primeira infecção e ficou assintomático na segunda. Conforme os pesquisadores, a reinfecção teria acontecido com um vírus diferente da primeira infecção do paciente, quatro meses e meio depois do diagnóstico inicial.

    Os pesquisadores argumentam que esse caso seria de reinfecção porque os vírus que infectaram o paciente tinham sequenciamento diferentes. A reinfecção foi descoberta após uma viagem à Espanha. O sequenciamento do vírus na segunda infecção é muito similar ao que circulou na Europa entre julho e agosto, segundo pesquisadores.

    Vários casos de reinfecção pelo coronavírus estão sendo estudados ao redor do mundo. No Brasil, a possibilidade foi ventilada por equipes da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, ligada à Universidade de São Paulo (USP), após o acompanhamento de um caso de uma técnica de enfermagem de 24 anos.

    Outros estudos mostraram que os pacientes tinham fragmentos do vírus no corpo e os sintomas voltaram a se manifestar após um certo período, descartando a possibilidade de reinfecção. Também há a possibilidade de que uma pessoa tenha contraído, na sequência, um vírus similar, como o Sars ou o Mers.

    As indicações de reinfecção pelo coronavírus seguem sendo acompanhadas.

    * Com informações do portal UOL

    Leia também – Coronavírus e anticorpos: como fica a imunização após a Covid-19