Uma dica para o Dia das Crianças: um presente para o futuro!

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Desta vez, além de falarmos sobre educação financeira, quero dar a você uma dica de presente. Isso mesmo, uma dica de presente para seu filho, neto, sobrinho ou afilhado! Como outubro é o mês especial das crianças, achei pertinente falarmos de como o futuro de nossos filhos deve, desde muito cedo, estar presente em nosso planejamento financeiro. 

Falamos aqui em outras oportunidades sobre o efeito do tempo em seu dinheiro, e como os juros sobre juros contribuem para que seu esforço mensal seja menor para atingir seus objetivos, mais rapidamente. 

Lembrando disto, olhemos hoje para nossos filhos, sejam eles ainda bebês, crianças ou adolescentes, mesmo sem saber suas preferências ou qual faculdade vai querer cursar, entenda que uma atitude sua hoje, pode beneficiá-lo diretamente no futuro!

A pandemia de Covid-19 vai nos deixar legados. A sociedade como um todo está se reinventando e repensando vários hábitos e costumes. Um dos ensinamentos mais marcantes que a pandemia nos trouxe é sobre a importância de se precaver para o futuro e estar preparado para os mais variados imprevistos. Sabemos que qualquer tipo de problema fica mais fácil de ser encarado quando estamos com as finanças equilibradas. Agora fica a reflexão: o que este ano ensinou quando se refere ao futuro da sua criança? 

Colocar em seu orçamento uma reserva – mesmo que pequena – mensal para seu filho, será muito importante para o futuro dele. Mais do que um vídeo game, um notebook novo ou até mesmo brinquedos que trazem alegrias e prazeres momentâneos, já pensou o quanto pode ser valioso criar uma reserva a qual ele possa ter acesso no futuro? 

Pensando nisso, a minha dica é que neste Dia das Crianças você presenteie seu filho com um presente não tão comum, que é, literalmente, investir no futuro dele. O produto ideal para que você monte esta reserva para seu filho, é um produto de renda fixa e, como sabemos, o mercado oferece uma grande diversidade de produtos desta categoria. Procure por um produto de longo prazo, com boa rentabilidade e que, de preferência, não possua taxas de administração. Visto que é um produto para o longo prazo, é importante optar por uma instituição sólida e com boa avaliação de Rating.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Envie um e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate