Últimos dias da campanha de vacinação contra a gripe com baixa adesão

A campanha de vacinação contra a gripe de 2021 está na reta final e com baixa adesão. Até esta segunda-feira (5 de julho), a terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021 atingiu 41,4% da cobertura vacinal, com a aplicação de 34.578.318 doses, informa o Ministério da Saúde.

A campanha começou em 9 de junho e vai até a próxima sexta-feira (9 de julho) e visa imunizar 79.744.770 brasileiros. Segundo a plataforma que disponibiliza os dados da campanha, mais de 73 milhões de doses foram enviadas para estados e municípios. Na semana passada, a pasta informou que autorizou a ampliação da campanha para todas as faixas etárias a partir de 6 meses de idade.

Leia também – Vacina contra a gripe x Vacina contra Covid-19: o que preciso saber?

<

p class=”ql-align-center”>

Leia também – Como diferenciar gripe, resfriado e Covid-19?

Segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), 31.951.312 de pessoas foram imunizadas com dose única. Outras 1.846.803 tomaram a primeira injeção da vacina multidose e 779.203 completaram o ciclo do imunizante multidose.

São Paulo lidera o ranking de vacinados. Segundo os dados do PNI, a cidade conta com 7,9 milhões de pessoas vacinadas com dose única, 314 mil com a primeira dose e 165 mil com o ciclo completo da vacina multidose. A cobertura vacinal é de 44,9%.

A plataforma LocalizaSUS divulga, ainda, informações sobre o número de doses aplicadas em grupos prioritários. Cerca de 62,4% da população infantil (abaixo de 17 anos) foi imunizada, seguida por 59,9% da população de puérperas. Em terceiro lugar, povos indígenas, com 55,7% do total de vacinados. Gestantes foram 54,6% de imunizadas e 51,4% dos idosos brasileiros também foram vacinados. 

Paraná

O Paraná imunizou, até o momento, apenas 45,2% do público-alvo para a vacina da gripe, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (5). De um total de 3,8 milhões de doses da vacina Influenza enviadas ao estado para a campanha de vacinação, cerca de 2 milhões foram aplicadas.

A Secretaria de Estado da Saúde já havia orientado a abertura da vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade, independente de condições pré-existentes como comorbidades, deficiências ou categorias profissionais. Também já vinha fazendo alertas para a baixa adesão. “Não podemos deixar vacinas estocadas. A imunização contra a influenza é necessária para proteger contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGS) e também para auxiliar no diagnóstico da Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Segundo ele, as equipes municipais devem realizar ações direcionadas para abranger o maior número de pessoas na campanha. “Além da busca ativa, os municípios podem fazer vacinação extramuro, que tem por objetivo alcançar pessoas que na maioria das vezes não tem disponibilidade para ir até uma unidade de saúde”, acrescentou.

A meta vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é de que ao menos 90% da população alvo tome a vacina. Dentre os grupos prioritários convocados ao longo da campanha, apenas a população indígena atingiu a meta de imunização, com 90,1% de cobertura. Em seguida, com mais de 50%, os grupos de crianças de seis meses a menores de seis anos com 66,2%, puérperas 58,5%, gestantes 57,3%, trabalhadores de saúde 56,4% e idosos 55,2%, conforme dados da secretaria divulgados em 02 de julho.

Como ser vacinado

O Ministério da Saúde recomenda que quem está prestes a ser vacinado contra a Covid-19 tome primeiramente o imunizante contra o novo coronavírus. Feito isso, é necessário esperar por no mínimo 14 dias para se vacinar contra a gripe.

Segundo as orientações sanitárias oficiais, para receber a vacina basta comparecer a um posto de saúde portando caderneta de vacinação e documento com foto. Consulte as informações da secretaria municipal de saúde sobre os locais onde a vacina contra a gripe é ofertada.

* Com informações da Agência Brasil, Ministério da Saúde e SESA

Leia também – Pessoas com sintomas respiratórios devem fazer exame de Covid-19