Terceira dose da vacina contra Covid-19: início da aplicação para estudo em SP

A aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 faz parte de uma nova fase do Projeto S, conduzido pelo Instituto Butantan no município de Serrana, no interior de São Paulo. Nesta segunda-feira (6 de setembro) teve início a aplicação da CoronaVac como dose de reforço em pessoas com 60 anos ou mais. A meta é imunizar com a terceira dose pelo menos cinco mil moradores.

O Projeto S estuda a efetividade da CoronaVac e, para isso, houve a aplicação de doses em toda a população adulta da cidade em fevereiro deste ano. Em abril, o município concluiu a imunização – ou seja, a aplicação das duas doses – dos 27 mil moradores com idade acima de 18 anos. Agora, os pesquisadores deram início à aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 nos idosos. Isso permitira o acompanhamento dos desdobramentos da pandemia, em especial com a disseminação da variante Delta.

Leia também – Pandemia pode ser controlada com 75% da população vacinada, mostra estudo em cidade paulista

Leia também – Quais são as lições da pandemia de Covid-19?

Os resultados obtidos até agora mostram uma queda de 95% no número de mortes por Covid-19 em Serrana. Houve ainda diminuição de 86% das internações e 80% dos casos da doença com sintomas.

Aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19: o que já disse o presidente do Butantan

Em maio deste ano, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, chegou a afirmar que não haveria necessidade da dose de reforço em idosos. Ele citou que a vacina tem alta eficiência neste público e, assim, a aplicação da terceira dose estaria descartada.

Neste cenário surgiram dois fatores importantes: pesquisas indicando que a efetividade das vacinas diminui conforme a idade, em especial a partir dos 70 anos. E isso aconteceria não apenas com a CoronaVac ou até mesmo com as vacinas contra Covid-19, mas com todos os imunizantes de maneira geral. Além disso, houve o avanço da variante Delta do coronavírus, considerada mais transmissível.

Em agosto, o Ministério da Saúde anunciou que haverá a dose de reforço para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. O calendário da pasta terá início a partir da segunda quinzena de setembro, mas alguns municípios brasileiros já decidiram antecipar e iniciaram a aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 nestes públicos.

* Com informações da Agência Brasil

Leia também – Avanço da variante Delta no Brasil

Leia também – Por que será aplicada a terceira dose da vacina contra Covid-19?