Spirulina fortalece sistema imunológico e minimiza efeitos de doenças virais

    Em estudo recente, realizado por cientistas israelenses e islandeses, publicado na revista Marine Biotechnology, foi constatado que um extrato de Spirulina fotossinteticamente  aprimorado reduz em até 70% a liberação de uma proteína do sistema imunológico que pode causar uma tempestade de citocinas nos pulmões, levando a complicações de problemas respiratórios, como na Covid-19. A pesquisa indica ainda que o uso do suplemento, eficaz no fortalecimento da imunidade, aliado às orientações governamentais e órgãos oficiais de saúde para prevenção ao contágio de doenças virais, como o Coronavírus, pode minimizar os efeitos desta doença. 

    Neste trabalho científico foram utilizadas linhas de células para medir a atividade anti-inflamatória de monócitos humanos e macrófagos. A Spirulina contém uma alga verde-azulada com Ficocianina, proteína importante para aumentar as atividades antioxidantes e anti-inflamatórias. “Este pigmento azul natural característico do suplemento apresenta propriedades medicinais comprovadas e agora aparece como um aliado na prevenção desta pandemia e outras doenças virais”, explica o professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PhD e pesquisador da Spigreen, Fernando Borja.

    Borja destaca ainda que vários estudos demonstraram a capacidade da substância em multiplicar e ativar os macrófagos (células de defesa). Além disso, ela induz a produção de anticorpos e ativa igualmente os leucócitos. “Assim esse sistema se encarrega de proteger o organismo e de preservá-lo em saúde. A imunidade estando alta o corpo está protegido, quando não, aparecem as doenças”, complementa. 

    Pesquisas brasileiras 

    No Brasil, pesquisas relacionadas à Spirulina e seus efeitos para imunidade também estão em desenvolvimento. Um exemplo disso, é o estudo do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto encontra-se em andamento, dividido em três linhas de ação: avaliar a suscetibilidade à infecção pelo SARS-CoV-2 (Covid-19) em modelos animais, analisar diferentes fármacos reposicionados e desenvolver um protótipo vacinal a partir de clonagem de uma proteína do vírus. 

    O suplemento 

    A Spirulina é um suplemento que passou a ser produzido em grande escala no Brasil pela empresa mato-grossense de tecnologia nutricional Spigreen, em meados de 2019. Por sete anos, a empresa atuou no desenvolvimento de novas técnicas de cultivo e coleta da cianobactéria, e, atualmente, é a maior produtora do alimento na América Latina.

    Além dos benefícios na imunidade, Fernando Borja destaca ainda que a Spirulina é rica em proteínas, aminoácidos, Ferro, Zinco e vitaminas A, B, D e E. As pesquisas indicam sua efetividade no emagrecimento, ganho de massa muscular, redução de inflamações e melhora no controle da glicemia, colesterol e triglicerídeos. Por essa razão, está entre os alimentos utilizados pela NASA em missões espaciais.