Se você permanecer em silêncio….

É muito fácil errar na comunicação sem perceber. Um erro comum é nunca expor a própria opinião e se sentir confortável em permanecer em silêncio quando é preciso se posicionar. Há várias razões para isso: pode ser a insegurança de não ter uma ideia aceita; pode ser pelo medo de julgamento, ou de passar vergonha. Pode ser também pelo hábito de considerar que não tem nada importante o suficiente para dizer.

Muitas pessoas deixam de dar opiniões e se posicionar porque já se acostumaram em não serem ouvidas pelos amigos, familiares ou colegas de trabalho, mas não percebem que não são ouvidas porque nunca tentam falar. Com o tempo, se contentam e acham melhor permanecerem quietas. Afinal, “Ninguém vai escutar mesmo”.

Eis aí um sério problema de posicionamento. Eu costumo dizer: se você não se posiciona, alguém vai se posicionar no seu lugar. Ao deixar de se expor suas ideias e projetos, por exemplo, corre-se o risco de ver outra pessoa falar a mesma coisa, sem dificuldade alguma e receber o reconhecimento por isso. Muita gente já passou pela terrível sensação de ter ficado para trás ao ver a sua ideia sendo creditada injustamente a um colega que se apropriou dela.

Por isso, se você deseja conquistar novas oportunidades na carreira, eu lhe proponho uma importante reflexão:

– Se você permanecer em silêncio, sua opinião vai fazer falta?

Se você suspeitar que não, fique atento(a) para que a falta de posicionamento não atrase o seu desenvolvimento profissional.

Como mudar essa situação, ou seja, como deixar de ser uma pessoa que ninguém escuta, para se tornar uma pessoa que sabe se posicionar em qualquer situação?

– Não negligencie a sua comunicação. Prepare-se sempre, estude, e busque formas de aperfeiçoá-la.

-Informe-se! Procure ser uma pessoa bem informada. Acesse conteúdos confiáveis. Mantenha o senso crítico.

– Valorize o seu ponto de vista. Ouça e respeite quem pensa diferente de você.

– Pratique dar suas opiniões de forma tranquila, sem impor o seu ponto de vista.

– Não aceite ficar calado(a) quando você sabe que tem algo importante a dizer. Mesmo com frio na barriga, fale!

– Mantenha o contato visual ao falar e ao ouvir.

– Seja assertivo(a): fale de modo conciso, sem rodeios, observando sempre o melhor momento.

Manter-se em silêncio também é uma importante habilidade, que deve ser praticada sempre que não houver nada, de fato, para falar. Assim você vai constatar que saber se posicionar é estabelecer a harmonia e o equilíbrio entre a liberdade de falar e calar nas horas certas!

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.