SBGG chama a atenção sobre a importância da população idosa se vacinar contra a gripe

vacina idosos
(Foto: Freepik)

Tradicionalmente realizada entre os meses de abril e maio, a campanha de vacinação contra o vírus Influenza (gripe), organizada pelo Ministério da Saúde, foi antecipada em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. Em alguns lugares – como a região norte, que foi vacinada entre novembro e dezembro, atendendo a particularidades climáticas locais – a vacinação já foi iniciada. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas.

Leia também – Caso importado de sarampo acende alerta para vacinação contra a doença

A presidente da Comissão de imunização da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Maisa Kairalla, fala sobre o significado da campanha: “A campanha da gripe é fundamental para incentivar a adesão à vacinação. Bem como demonstrar a importância da prevenção, especialmente, em pessoas idosas, que são mais suscetíveis, uma vez que a idade avançada é um dos principais fatores de risco para formas graves e complicações pela doença”.

Anualmente, a vacina tem a sua composição atualizada. Para 2024, a vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. “A atualização é necessária porque o vírus Influenza apresenta altas taxas de mutação, o que resulta na inserção de novas variantes, todos os anos, para as quais a população não apresenta imunidade”, salienta Maisa Kairalla.

É importante salientar que a vacina Influenza pode ser administrada concomitantemente a outros imunizantes presentes no Calendário Nacional de Vacinação, conforme explica o membro da Comissão de Imunização da SBGG, Jarbas Roriz: “a vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas, incluindo as vacinas contra a Covid-19, desde que em diferentes sítios anatômicos. Por exemplo, uma vacina em cada braço”.

A SBGG tem uma forte atuação na conscientização e apoio das campanhas na área da saúde. O presidente da entidade, Marco Tulio Cintra, comenta sobre a importância da vacina: “É fundamental que todas as pessoas idosas possam procurar os locais de vacinação e possam se imunizar. O período mais frio do ano se avizinha e a população idosa precisa estar imunizada aos vírus da Influenza para poder passar por este período com qualidade de vida e sem agravamento de saúde”.

Riscos da não vacinação e possíveis reações

Se a vacinação é importante para a saúde da população em geral, para a população idosa, em particular, torna-se ainda mais imprescindível, uma vez que a Influenza pode causar sérios danos à saúde nesta faixa etária: “A gripe provoca respostas no organismo da pessoa idosa, acarretando queda de imunidade com aumento de casos de pneumonias bacterianas secundárias; provoca também inflamação que precipitam complicações cardíacas e neurológicas, aumentando incidência de eventos isquêmicos como infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. No Brasil, cerca de 70-80% das mortes relacionadas à Influenza ocorrem entre idosos”, enfatiza Maisa Kairalla, presidente da Comissão de Imunização da SBGG.

Já sobre as possíveis reações adversas que a vacina pode ocasionar, Jarbas, membro da Comissão de Imunização afirma: “As vacinas inativadas são bem toleradas e seguras. Os eventos adversos mais comuns são dor, edema e eritema no local da aplicação, de curso autolimitado e resolução em até 48 horas. Efeitos sistêmicos leves e transitórios podem ocorrer, como febre, mal-estar e mialgia. Eventos mais graves, como reações anafiláticas e Síndrome de Guillain-Barré são raros. Em caso de persistência por mais de 48h ou agravamento dos sintomas, o paciente deverá procurar atendimento médico”.

Por fim, o presidente da SBGG, Marco Tulio Cintra, relembra medidas preventivas que podem fortalecer o sistema imunológico: “Manter um estilo de vida saudável, com o controle das doenças prévias, bons hábitos de vida (que incluem alimentação saudável, exercícios físicos, evitar tabagismo e consumo de álcool), cuidado com a saúde mental e momentos de lazer, além dos cuidados em relação a doenças virais transmissíveis como manter os ambientes ventilados, evitar locais fechados ou grandes aglomerações, higienização frequente das mãos e evitar de colocar as mãos nos olhos e na boca antes da higienização, são algumas das ações preventivas que podem ser adotadas para evitar a infecção pelo vírus da Influenza”.

*Informações Assessoria de Imprensa