O novo coronavírus segue mobilizando as autoridades de saúde em todo o mundo, incluindo para o combate às fake news sobre o assunto. O Ministério da Saúde, dentro do projeto Saúde Sem Fake NewsAMP, revelou uma mensagem que está circulando nas redes sociais que indicaria uma relação do novo coronavírus com o HIV. A imagem compartilhada traz um texto, citando que cientistas teriam encontrado “inserções semelhantes ao vírus HIV no novo coronavírus que não são encontradas em nenhum coronavírus do passado. Eles sugerem a possibilidade de que esse vírus chinês tenha sido criado em laboratório”.
O projeto esclarece que estas informações são FALSAS e que não há nenhum registro científico indique que há inserções semelhantes ao vírus HIV no novo coronavírus e muito menos que o vírus foi criado em laboratório. Segundo o Ministério da Saúde, um estudo publicado na renomada revista Lancet fez uma descrição de 10 sequências genéticas do novo coronavírus, que demonstrou uma similaridade com o vírus SARs (COV), tendo o morcego como hospedeiro original e como hospedeiro intermediário animais do mercado de Wuhan.
Recentemente, o projeto Saúde Sem Fake News desmentiu outra informação relacionada ao novo coronavírus, a de que haveria um chá imunológico capaz de combater o vírus. Clique aqui para saber maisAMP.
Para saber mais sobre a doença, acesse: saude.gov.br/novo-coronavirus.