Ainda faltam muitas informações sobre o novo coronavírus, mas já surgiram várias fake news a respeito de tratamentos que poderiam combater sintomas ou a propagação do vírus. O Ministério da Saúde, por meio do projeto Saúde Sem Fake News, esclarece uma das mensagens que está circulando nas redes sociais sobre um chá imunológico contra o coronavírus.
Segundo a equipe do órgão responsável por verificar este tipo de informação, até o momento, não há nenhum medicamento específico, infusão ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Por isto, mensagens como esta do chá imunológico ou ainda citando as propriedades do chá de erva doce para o mesmo fim são FALSAS.
As recomendações de prevenção feitas pelo Ministério da Saúde são:
- Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas
- Realizar lavagem frequente das mãos
- Utilizar lenço descartável para higiene nasal
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir
- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar
- Não compartilhar objetos de uso pessoal
- Manter os ambientes bem ventilados
- Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença
- Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
O portal Saúde Debate está reproduzindo o conteúdo elaborado pelo Ministério da Saúde dentro do projeto Saúde sem Fake News, que tem objetivo de esclarecer as informações que circulam principalmente nas redes sociais, sinalizando se as mesmas são verdadeiras ou falsas.
Qualquer pessoa poderá encaminhar gratuitamente a mensagem que recebeu para o projeto Saúde Sem Fake News. Basta enviá-la ao WhatsApp do Ministério da Saúde: (61) 99289-4640. Este número serve exclusivamente para este serviço.