Ao passar dos anos, o papel das mães na sociedades foi ganhando novos significados e espaço, pois as mães de antigamente que só ficavam em casa para cuidar dos filhos. Hoje em dia, elas se dividem e saem para trabalhar, cuidar dos filhos, do lar, da família e ter tempo para os amigos. Com tantos afazeres, as mães ainda têm que encontrar tempo para si e cuidar do bem-estar físico e mental. Como encaixar o exercício físico na rotina da mãe do século XXI? Ainda mais após um dia cheio, como elas podem ainda encaixar na rotina os exercícios físicos? E como fazer isso em casa?
Segundo o personal trainer e educador físico Tauan Gomes, não tem segredo, pois em casa mesmo é possível manter uma rotina de exercícios físicos, pois só basta escolher um cômodo e começar a praticar as atividades. “Exercitar em casa é vantajoso por ser mais rápido e dinâmico, fazendo que seja muito mais motivador e os resultados são surpreendentes”, disse que também acrescenta. “Fazendo exercícios 3x na semana, por 30 a 40 minutos por dia, já é possível treinar o corpo todo, o que faz sair da rotina habitual de organização de treino de academia”.
Leia também – Inconstância na atividade física pode ocasionar lesões e comprometer a saúdeAMP
Leia também – Quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?AMP
Independentemente da sua, se você que é mãe e se interessou em iniciar hábitos saudáveis, saiba que existem uma variedade de exercícios possíveis que podem ser feitos em casa e que podem trazer bons benefícios a longo e curto prazo. Os que o educador físico recomenda são: agachamento, prancha abdominal, burpee, flexão de braço, remada, passadas, skipping.
Como encaixar o exercício físico na rotina da mãe: inclua os filhos e transforme seu treino em diversão
Um dos empecilhos que as mães podem encontrar em casa na hora de fazer os exercícios são os filhos. Situação compreensível, pois as crianças carecem de atenção especial, principalmente, se estão em fase de desenvolvimento. Nesse sentido, Tauan aconselha ter flexibilidade e, ao invés de deixar a criança no celular, convide-a para se exercitar contigo e transforme o momento em diversão em família.
“Seu filho pode participar, os pais são espelhos para os filhos. E se quiser fazer o treino sem preocupação é possível, monte uma playlist divertida e brinque pela casa de pega-pega, esconde-esconde, correr, pular, dançar e outras brincadeiras que exercitam tanto o corpo e, consequentemente, a mente”, aconselhou o educador físico.
Exercícios físicos também para as mamães gestantes
Os benefícios de se fazer exercícios físicos durante a gestação são inúmeros, não somente para a mãe quanto para o bebê também. Além de contribuir para o controle no ganho de peso, a grávida consegue aliviar as dores comuns da gestação, como dores nas costas, por exemplo.
E para as mamães grávidas, o educador físico primeiro ressalta a importância do aval médico antes de iniciar qualquer atividade. “Mães gestantes devem praticar exercícios físicos, principalmente se antes da gestação já havia uma rotina de treino. Entretanto, em caso da falta de atividade física antes da gestação, antes de iniciar é preciso ser orientado pelo seu médico pediatra e sempre ter um cuidado especial de um educador físico para evitar risco”.
Para essa fase, os exercícios recomendados são: caminhadas, hidromassagem e musculação com intensidade leve / moderada.
Acompanhe a sua evolução
É essencial manter uma rotina de exercícios em casa, principalmente durante esse período de quarentena, no qual precisamos manter a saúde mental e física saudável. A dica hoje é para as mães, mas também é voltado para todos para todos que desejam ter hábitos saudáveis no dia-a-dia. Inspire-se todos os dias e, ao procurar fazer exercícios em casa, redobre os cuidados.
“Crie uma meta pequena para começar e se desafie conforme sua evolução e seu tempo para atividade física. Em seguida, monte a sua própria academia em casa, separe sua toalha, garrafa de água, roupa confortável, faça também uma playlist motivadora e, se possível, tenha um espelho por perto para avaliar sua postura enquanto treina. Cuide da organização do ambiente de treino para evitar acidentes como escorregar, torção”, finalizou.
Leia também – Investir na própria saúde é o melhor negócioAMP
Leia também – O que esperar de uma mulher, médica e mãe?AMP
<
p class=”ql-align-justify”>