Presas nas amígdalas, essas bolinhas brancas podem ser bastante comuns. Causando mau cheiro, os Cáseos Amigdalianos, como são também conhecidos, são pequenas bolas esbraquiçadas que se desprendem da garganta com algum esforço ou involuntariamente pelo movimento bucal ou salivar. Com um odor forte, elas podem causar mau hálito e desconforto.
Segundo a Presidente da Associação Brasileira de Halitose, Cláudia Christianne Gobor, “Os cáseos amigdalianos são uma massinha que é resultado da mistura de microorganimos, células descamadas da mucosa bucal e resíduos alimentares. Ficam suspensos nas amígdalas e podem gerar mau cheiro na boca”. Mesmo tendo duas amígdalas, os cáseos não necessariamente ficam presos nas duas, mas podem ser grandes ou pequenos, um ou vários.
Leia também – O mau hálito e a qualidade de vidaAMP
Mesmo parecendo simples e sem perigo real, a especialista em halitose explica: “Os cáseos podem gerar muitos problemas bucais, como desconforto, inchaço, irritação local, sensação de algo parado na garganta, gosto ruim e alterações no paladar”. Para se prevenir dessas desconfortáveis massinhas e do acúmulo de alimentos nas amígdalas, é importante tomar alguns cuidados, como:
Ter uma boa saúde bucal é ter uma boa qualidade de vida. Poder comer livremente, falar sem vergonhas e se comunicar com outras pessoas sem maiores problemas é um bem que temos que zelar. As bolinhas brancas que podem surgir na garganta podem ser evitadas com alguns cuidados que te garantem não só a certeza de que não aparecerão mais, como também a melhora na sua saúde.
*Informações Assessoria de Imprensa