O Dia Mundial da Saúde Ocular, que foi celebrado no dia 10 de julho, tem o objetivo de lembrar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico de doenças oculares, que podem levar à perda da visão. Referência no atendimento de oftalmologia, as unidades do Grupo São Pietro registraram mais de 15 mil consultas por mês.
Leia também – Alergia ocular pode afetar saúde mental e social do pacienteAMP
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são mais de 285 milhões de pessoas no mundo com incapacidade visual, sendo que 39 milhões são cegas. Aproximadamente 20% da população brasileira tem algum grau de deficiência visual e em 3,5% dos casos essa deficiência é severa. Eduardo Mick Harter, oftalmologista do Grupo, ressalta a importância das consultas, assim como o aumento de atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde na área.
“Esse número expressivo de atendimentos prestados à comunidade mostra como o Grupo São Pietro está engajado na prevenção e no tratamento da saúde ocular da população gaúcha. Hoje sabemos que 70% dos quadros de cegueira podem ser evitados se o paciente tiver assistência médica e tratamento no tempo adequado. O aumento de atendimentos SUS significa diagnósticos e tratamentos precoces, além de menor acometimento de cegueira evitável na população”, destacou Harter.
Outra pesquisa, focada na realidade brasileira e realizada em 2019, conduzida pelo Ibope e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, mostrou que 34% da população nunca se consultou com um médico oftalmologista. E outro dado preocupante nesse mesmo levantamento é que 74% dos pacientes só buscaram atendimento após perceber algum problema na visão. O grande perigo disso é que a maioria das doenças oftalmológicas só vão manifestar sintomas em estágios mais adiantados e graves.
O engenheiro Walter Fuentes buscou atendimento na unidade do Grupo São Pietro, localizada em Canoas, para realizar uma cirurgia de catarata com implantação de lente intraocular, além de exames pré-operatórios. “Desde meu primeiro atendimento fui muito bem recebido pela equipe, sempre com muita gentileza e profissionalismo. Mick Harter me explicou e orientou em todos os procedimentos. Inclusive, continuarei com ele daqui para frente em todos os meus acompanhamentos”, ressalta Fuentes.
Exames oftalmológicos de rotina são importantes em todas as fases da vida, desde o nascimento. Segundo Mick Harter, a consulta especializada é essencial no diagnóstico e tratamento. “Somente com uma consulta médica oftalmológica é possível diagnosticar e tratar doenças oculares, evitando quadros de deficiência visual na população, muitas vezes irreversíveis quando não é feito o diagnóstico ou tratamento no tempo adequado”, reforça.
A evolução tecnológica tem contribuído para diagnósticos precoces e o grupo investe constantemente em equipamentos de ponta para atendimentos modernos e seguros. Entre as últimas aquisições está o YagLaser, para atendimento a pacientes SUS, particular e convênios na unidade de Portão. Além de um retinógrafo de última geração, que ficará na unidade de Canoas.
*Informações Assessoria de Imprensa