O prefeito de Curitiba, Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (17), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em evento na Secretaria Municipal da Saúde que marcou a ampliação de serviços da Central Saúde Já Curitiba. Na oportunidade, Greca assinou o decreto de criação da Central, documento que consolida a oferta de serviços virtuais de saúde aos curitibanos por ligação telefônica e videoconsulta pelo aplicativo Saúde Já Curitiba.
Convidada a vir a Curitiba exclusivamente para o lançamento da nova fase da Central Saúde Já, a ministra Nísia Trindade destacou a criação da Secretaria de Saúde Digital e Inovação do Ministério da Saúde, que deverá incorporar experiências exitosas como a da capital paranaense para levar a todo país.
Nísia Trindade reafirmou a parceria histórica do governo federal com Curitiba. “Queremos avançar ainda mais na saúde digital em benefício ao cidadão. Construiremos um SUS sólido com base no tripé ciência, saúde e democracia, com o engajamento de todos os níveis de governo e com forte participação social”, finalizou.
Leia também – Médico aponta 5 tendências para a saúde digital em 2023AMP
Rafael Greca ressaltou que a inovação só vale quando se transforma em processo social, quando ela serve às pessoas. “Hoje destacamos aqui a Saúde 4.1, que é a evolução da indústria 4.0, da internet das coisas, mas vamos colocar essa internet totalmente à serviço das pessoas”. Greca explicou que o algarismo 1 do Saúde 4.1 representa o cidadão, ser humano único e individual. “São as pessoas que nesta cidade valem muito”, destacou.
O prefeito relembrou o enfrentamento da pandemia e a necessidade de superar os obstáculos com a dedicação plena dos profissionais de saúde, vencendo a dor e o obscurantismo dos que negavam a ciência.
Para a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, os avanços do sistema público de saúde municipal se devem ao empenho de cada profissional da SMS em oferecer o melhor atendimento à população. Sistema que sempre teve o prefeito como maior incentivador
Com a assinatura do Decreto Nº 599/2023, o prefeito Rafael Greca cria oficialmente a Central Saúde Já Curitiba como mais um ponto de atenção do SUS Curitibano. Criada como uma solução de emergência durante a pandemia de covid-19, a Central foi fundamental para evitar a exposição desnecessária ao vírus, sem, no entanto, limitar o acesso da população ao atendimento oportuno e necessário aos serviços de saúde.
“Muitos municípios e serviços de saúde decidiram desmobilizar suas soluções de atendimento virtual de saúde, mas Curitiba decidiu ampliar o acesso do cidadão a soluções tecnológicas que aproximam as pessoas aos profissionais de saúde, mesmo sem sair de casa”, explica Beatriz Battistella.
Inicialmente, o novo serviço estará disponível para pessoas de 18 a 25 anos e gradativamente a Prefeitura irá ampliar o público alvo. Para ter acesso às novas funções, o usuário precisa ter o cadastro definitivo e senha no App Saúde Já Curitiba.
* Com informações da SMS