Saiba mais sobre o CDB (ou RDC)

Na coluna semanal da Uniprime, conheça mais sobre esta forma de investimento

Saiba as diferenças dos investimentos CDB ou RDB (Foto: Rawpixel / Freepik)

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Já imaginou um investimento tão seguro quanto a Poupança, mas com um rendimento maior? Esse produto existe: nos bancos, chama-se CDB (ou Certificado de Depósito Bancário), enquanto nas cooperativas, o nome é RDC (ou Recibo de Depósito Cooperativo).

Já falamos sobre como o CDB/RDC funciona anteriormente, mas como este produto atualmente vem crescendo muito e ganhando mercado devido à grande procura por produtos de renda fixa – visto que o mercado vem sofrendo grande volatilidade –, vamos relembrar os aspectos mais importantes e como utilizá-lo no seu planejamento.

Um dos pontos fortes dessa categoria de investimento é a tranquilidade. Por possuir garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) – no caso das cooperativas, o FGCOOP –, você fica coberto e pode dormir tranquilo sabendo que seu dinheiro está garantido.

Outra característica é que no CDB/RDC, é possível saber no ato da aplicação quanto seu dinheiro renderá, permitindo planejar o futuro com clareza. Se for pré-fixado, você já sabe a taxa e, mesmo que seja pós-fixado (o mais comum do mercado), você sabe em qual indicador ele se baseia e, com isso, consegue acompanhar as tendências de mercado.

Outro fator importante é a liquidez deste produto: comercializado, em geral, com maior liquidez, o CDB/RDC torna-se muito atrativo para colocar sua reserva de emergência, por exemplo. Fique atento, pois cada instituição tem uma política de remuneração e carências, e você deve escolher a que mais se adequa à sua realidade.

Não podemos deixar de lembrar que esse produto possui tributação regressiva, ou seja, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro aplicado, menor será a alíquota de IR que irá pagar.

Como você pode ver, o CDB/RDC é um produto de fácil investimento e com resgate bem descomplicado, além de apresentar ótimas rentabilidades! Atualmente, devido à volatilidade do mercado de renda variável frente às incertezas políticas e econômicas, o CDB/RDC tem se tornado ainda mais atrativo.

Lembre-se que investir não tem que ser complicado nem difícil de entender. Estamos aqui para ajudá-lo. Qualquer dúvida, escreva para: contato@uniprimebr.com.br

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime
Leia outros artigos publicados no Saúde Debate
Conheça também os colunistas do Saúde Debate