Representantes de hospitais apoiam medidas de isolamento para evitar colapso no sistema de saúde

Com o objetivo de traçar uma estratégica única para conter o avanço da Covid-19 em Curitiba e região, representantes dos hospitais, estabelecimentos de saúde, operadoras de planos de saúde e o comércio da capital realizaram uma reunião on-line com a secretária municipal de saúde de Curitiba, Márcia Huçulak. Todos os participantes reforçaram o apoio às determinações da prefeitura e do governo estadual de isolamento.

 

Participaram do encontro os presidentes do Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná – Sindipar, Flaviano Ventorim, que conduziu a reunião e preside ainda a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná – Femipa; da Unimed Curitiba, Rached Traya; da Cassi, Eduardo Lourenço Barbos; da Fundação Copel e do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski; da Bradesco Saúde, Maire Oliveira; diretores dos hospitais Marcelino Champagnat, Nossa Senhora das Graças, Vita, Nações, Erasto Gaertner, São Vicente, Maternidade Curitiba, Sugisawa, Heildelberg. A Associação dos Hospitais do Paraná – Ahopar, presidida por Márcia Rangel, também acompanhou a reunião, realizada na última sexta-feira, dia 19 de junho.

 

Além de apoiar as medidas de restrição das atividades e de conscientização da população para o momento crítico, os representantes da área da Saúde pediram apoio das entidades representantes da sociedade civil, especialmente no respeito e valorização dos profissionais de saúde, que vêm sofrendo preconceito e hostilidade por parte da população no transporte coletivo.

Leia também -Hospitais filantrópicos alertam para a crise financeira enfrentada nesse momento de pandemia

Leia também – Decisões judiciais que destinam leitos para SUS preocupam hospitais privados

 

Os hospitais concordam que há risco iminente de colapso na rede de saúde, caso não sejam respeitadas as medidas de restrição, principalmente o distanciamento social. “É uma situação muito difícil para nós. Temos que tomar decisões todos os dias para tentar proteger a sociedade, porque só a abertura de leitos não vai funcionar”, explicou a secretária. Ela se refere à possibilidade de a rede pública de Saúde ter que buscar mais leitos na rede privada para atender uma demanda que cresce exponencialmente.

 

Os representantes dos hospitais e as operadoras concordam que mesmo colocando mais leitos à disposição da rede pública, isso não será suficiente se a propagação do vírus não for contida. E essa contenção só vai acontecer com o reforço no isolamento social, além das medidas de segurança amplamente divulgadas, como o uso de máscara e a higienização correta das mãos, concordam os participantes.

 

“Estamos buscando alternativas para garantir mais estrutura para otimizar a utilização dos leitos disponíveis na rede pública e privada. Avaliamos a possibilidade de um hospital de campanha apenas para as vítimas da Covid-19”, adiantou Flaviano Feu Ventorim.

 

O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina, que participou do encontro virtual, reforçou que a associação é sensível aos problemas econômicos do varejo, mas que o isolamento é necessário nesse momento.

 

O presidente da Unimed Curitiba, Rached Traya, pede um “salto de ousadia” das autoridades para que a rede de Saúde possa se preparar para o aumento da demanda que vai acontecer inevitavelmente, com a chegada de novos casos aos hospitais. Ele elogia as ações de contenção ao vírus desde que a pandemia começou, mas diz que é preciso reforçar essas medidas antes que o caos se instale.

 

Atualmente, Curitiba tem disponível 5.730 leitos gerais nos hospitais privados (sendo que 3.588 são associados do Sindipar, Femipa, Ahopar e Fehopar) e 927 UTIs (sendo que 618 são associados das entidades). Dos leitos associados, a ocupação média de UTIs já está entre 85% e 95%, com pacientes com outras doenças e pacientes com a Covid-19.

Leia também – Brasil pode ter prioridade no uso da vacina contra Covid-19

Leia também – Células-tronco são usadas em estudo no tratamento de pacientes com Covid-19 no Paraná