Nova rotina: como o setor de saúde se adapta às mudanças geradas pela pandemia

schedule
2020-08-04 | 00:07h
update
2022-03-29 | 17:33h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

A pandemia de Covid-19 impôs uma centena de mudanças na rotina das pessoas e, consequentemente, das empresas. Nesse momento de incertezas, empresários, gestores e líderes precisaram se reinventar, encontrar novas soluções para problemáticas antigas e, principalmente, para as que surgiram, como o trabalho remoto, reorganização da rotina de produção e as questões mentais enfrentadas por muitas equipes.

Dessa forma, as empresas ligadas ao ramo de saúde se viram em uma situação ainda mais crítica. Além de toda a reformulação necessária, tais profissionais que, muitas vezes, integram as linhas de frente do combate à Covid-19, precisam de cuidados diferenciados, que vão dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) a acompanhamentos psicológicos para suportar rotinas exaustivas, repletas de incertezas e medos.

Foi pensando nesse cuidado com os colaboradores, beneficiários e sociedade em geral que o Sistema Unimed Paranaense reorganizou sua rotina. Seja em relação aos atendimentos na área da saúde, ou às questões administrativas em cada cooperativa, foram estipuladas ações de enfrentamento à pandemia que, em cada região, atingem todos os públicos de relacionamento.

Uma das primeiras providências foi montar um Comitê de Contingência para monitorar dia a dia a situação e avaliar as medidas necessárias de prevenção e assistência. Além disso, está sendo realizado o telemonitoramento dos casos suspeitos, confirmados e em investigação do fluxo do SAC/chatbot cooperativa. Foram também produzidos vários materiais de informação e orientação para os públicos das Unimeds e para a sociedade em geral, o que incluiu alguns vídeos com dicas para o enfrentamento do isolamento social. Entre eles, vídeos sobre atividades físicas, alimentação, cuidados com a higiene, controle da ansiedade e depressão e exercícios de respiração, disponibilizados nas mídias do Sistema Unimed Estadual, a Federação Unimed Paraná e suas Singulares.

Leia também – Unimed destaca importância do cuidado e novos hábitosAMP

Ações com os cooperados

Preocupadas com a diminuição da receita dos cooperados que, em muitos casos, tiveram que fechar seus consultórios, as Unimeds prestaram auxílio financeiro como, por exemplo, o adiantamento de remuneração. Outra ação desenvolvida foi a isenção das mensalidades do plano de saúde por alguns meses.

Para garantir que os médicos se sintam seguros em continuar suas atividades essenciais neste momento, foi realizada ação de vacinação contra a gripe e, em algumas regiões, os testes para Covid-19 já estão sendo realizados de forma gratuita. Como alternativa ao atendimento presencial, a Unimed também disponibilizou ferramenta de telemedicina, além de entregas de protetores faciais e cartilhas de plano de retorno às atividades de consultório de especialidades médicas.

Publicidade

Compromisso com os colaboradores

O Sistema Unimed promoveu uma série de ações visando a saúde de seus funcionários, como a campanha de vacinação da gripe, que também envolve familiares. As áreas administrativas foram colocadas em regime de home office, a fim de reduzir a circulação de pessoas ao mínimo possível; os colaboradores remanescentes em funções consideradas essenciais passaram a ser monitorados por medidores de temperatura com o objetivo de restringir ainda mais os riscos de contaminação; kits de higiene e uma cartilha com boas práticas foram distribuídos para intensificar os cuidados com a higienização não só no ambiente de trabalho, mas também em família.

Nas grandes cidades do estado, também foi fornecido transporte que prioriza o distanciamento social. Essas precauções se somaram ao reforço de prática comuns, como o uso mandatório de equipamentos de proteção individual, os EPIs, por meio de reforço na distribuição de máscaras, principalmente.

<

p class=”ql-align-center”>(Foto: Assessoria de Imprensa Unimed Paraná)

Ações com beneficiários

A fim de reduzir o avanço da pandemia, foi disponibilizada uma nova experiência aos clientes: a telemedicina, em que as consultas são realizadas por vídeo-chamada. Também foi disponibilizado um canal exclusivo para pessoas que estejam com sintomas suspeitos da Covid-19 e que tenham dúvidas sobre como proceder. O objetivo é oferecer um atendimento em que os clientes não precisem sair de suas casas e, ao mesmo tempo, diminuir o risco de contato com outras pessoas e minimizar as demandas de emergências e outros serviços de saúde.

Cabe ressaltar que todos os casos diagnosticados ou com suspeita da patologia são acompanhados.

Leia também – Coronavírus: Sistema Unimed elabora guias com orientações para ajudar a população durante a pandemiaAMP

Ações com a sociedade

O Sistema Unimed também tem se empenhado em ações para minimizar o impacto da pandemia na sociedade. Foram distribuídas mais de 100mil EPIs (Máscara cirúrgica tripla com elástico, Máscara KN95, Protetores Faciais, aventais) para profissionais de hospitais, instituições e entidades sociais do Paraná.

Além disso, internamente, os colaboradores se mobilizam em ações de voluntariado, como doação de sangue, arrecadação de alimentos, kits de higiene e agasalhos, que também estão sendo repassados para instituições que fazem o gerenciamento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Foram, ainda, produzidos e divulgados vídeos orientativos com profissionais da saúde.

Criação do Centro de Controle Estadual Covid-19

A aproximação da fase crítica da pandemia no Paraná reforçou, também, a necessidade da cooperativa – responsável pela assistência de mais de 1,5 milhão de vidas – se organizar e mitigar os possíveis riscos assistenciais. Com isso, a Federação criou o Centro de Controle Estadual Covid-19, como explica a médica e gerente de Atenção à Saúde e do Núcleo de Inteligência e Informações em Saúde da Unimed Paraná, Oáidia Noceti Serman. “Surge a necessidade de integração de dados, informações e demandas, de forma centralizada e organizada, para resolvermos problemas mais rapidamente, ou mesmo com a organização e padronização, minimizarmos os riscos inerentes a esta fase”, pontua.

De acordo com a gerente, a comunicação rápida entre os integrantes do Centro é um dos fatores-chave do processo, pois possibilita uma resposta mais rápida e assertiva aos eventuais problemas. “Temos a participação de diversos setores da Unimed Federação e de pontos focais de todas as Singulares do estado, com suporte também à nossa rede credenciada, para garantir a assistência adequada a nossos clientes e à sociedade paranaense, como um todo”. 

O Centro de Controle Estadual Covid-19, em funcionamento oficial desde o início de julho, foi estruturado em seis pilares de atuação: Informações e Dados; Gestão de Leitos; Gestão de Insumo e Equipamentos; Cadastramento de Profissionais; Compra Centralizada de Materiais e Medicamentos; e Análise de Protocolos Clínicos.

Para o presidente da Unimed Paraná, Paulo Faria, todas essas ações, dirigidas aos diversos públicos, foram planejadas e estão sendo executadas no sentido de garantir a melhor prevenção possível a todos e o melhor cuidado àqueles que apresentaram ou venham a apresentar a doença Covid-19.

Leia também – Você tem dormido bem durante a pandemia?AMP

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
23.11.2024 - 12:16:22
Uso de dados e cookies: