Regrinhas de bolso: você as conhece?

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Muitas pessoas têm dificuldades na hora de se planejar financeiramente, principalmente quando tentam fazer isso sem a ajuda de um Planejador Financeiro. As principais dúvidas são em relação ao plano de aposentadoria. Quando se deve começar a investir e quanto seria o investimento mensal necessário, são perguntas recorrentes e que afligem muitas pessoas que almejam garantir uma aposentadoria tranquila. Hoje, falaremos sobre algumas regrinhas que ajudarão você a resolver essas questões.

Bom, quanto ao melhor momento de começar a investir, se você tem 35 anos ou mais, com certeza era a 10 anos atrás. Isso mesmo! Quanto antes começar a investir, mais tempo o dinheiro vai trabalhar por você rendendo, e menos esforço mensal você terá que fazer.

Mas calma, quem não começou a investir ainda, não precisa se desesperar. Afinal, o outro melhor momento de começar a investir, é hoje! Sim, hoje!!! Cabe dizer que antes tarde do que nunca! Se ainda não começou, você pode mudar isso hoje, apenas terá que fazer um esforço maior em sua economia mensal.

Agora vamos a segunda pergunta, quanto devo investi mensamente? Uma regrinha de bolso fácil para ajudar você a calcular esse valor, é a seguinte: sua idade atual menos 15, o resultado é o percentual da renda mensal que você deverá investir a partir de agora. Por exemplo, se você tem 40 anos hoje (40 – 15 = 25), você deverá investir 25% da sua renda mensal para sua aposentadoria.

Outra regrinha interessante, é a de quanto em valores totais você deve ter acumulado para sua aposentadoria. O ideal é que aos 35 anos você tem 1 (uma) vez a sua renda anual investida, aos 45 anos 3 vezes sua renda anual, aos 55 anos 6 vezes sua renda anual e aos 65 você deverá ter 9 vezes sua renda anual acumulada. Deste modo você poderá viver ainda muitos anos, usufruindo do padrão de vida que está acostumado atualmente.

Pode parecer um valor muito grande, 9 vezes sua renda anual, mas se você começar a investir cedo, mais tempo seu dinheiro vai trabalhar para você e te ajudar atingir seu objetivo. Foco no objetivo e vamos à luta!

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Envie um e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça também os colunistas do Saúde Debate