Reabilitação cardiopulmonar: redução de riscos e complicações

    A reabilitação cardiopulmonar faz uma grande diferença no tratamento de pacientes, com a redução de riscos e prevenção de complicações. E é tão importante quanto o uso das medicações para o coração. A afirmação é do médico cardiologista Felipe Rodrigues da Costa Teixeira, do INC Cardio, de Curitiba (PR). A instituição está inaugurando um serviço nesta área, voltado para pacientes cardiopatas. A unidade será aberta nesta sexta-feira (8).

    O Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar promove um tratamento personalizado para incentivar hábitos saudáveis e prevenir complicações em pacientes cardiopatas. “Ela é um dos pilares mais importantes do tratamento do cardiopata. O objetivo central é a redução do risco cardiovascular, com o enfoque na prevenção de complicações e de sintomas, tratando paciente de maneira completa: física, social e emocional, sempre buscando a melhora da qualidade de vida”, afirma Teixeira.

    O Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar é indicado para pacientes que já sofreram ou sofrem de algum problema no sistema cardiovascular (infarto do miocárdio, AVC prévio, insuficiência cardíaca, pré ou pós-transplante cardíaco, doenças pulmonares, entre outros) e também para aqueles que possuem risco cardiovascular aumentado, como obesos, sedentários, hipertensos e diabéticos.

    A duração média da reabilitação é de três a seis meses, tempo que pode variar de acordo com as características de cada paciente, que é liberado quando já tem condições de realizar as atividades prescritas sem a necessidade de acompanhamento presencial. “Após a reabilitação, o paciente somente é orientado e avaliado periodicamente para garantir sua qualidade de vida, bem-estar e segurança”, considera Teixeira.

    O Serviço de Reabilitação Cardiopulmonar do INC Cardio está localizado no Edifício Eurobusiness, na Rua Dr. Brasílio Vicente de Castro, 111, no Campo Comprido, em Curitiba (PR). Mais informações no site www.inc-cardio.com.br.