Ao fazer uma arrumação nas gavetas e armários de casa muita gente já se deparou com uma série de lâminas de raios x antigas e já sem utilidade. E, na hora do descarte vem a preocupação com o meio ambiente e a saúde, afinal as chapas não podem ser jogadas no lixo comum porque contém materiais tóxicos que contaminam o solo e a água. A orientação é que elas sejam encaminhadas para reciclagem.
Mas a tecnologia digital já permite eliminar esse problema e avançar muito no diagnóstico por meio da radiografia. Isso porque o raio x digital não precisa dos filmes já que o aparelho captura a radiação que passa pela área examinada no paciente e a transforma em impulsos elétricos, gerando a imagem em pixels, ou seja, elas vão direto para o computador onde ficam armazenadas. E os benefícios não param por aí, quando comparamos o método analógico ao digital, veja mais três vantagens:
1. Qualidade de imagens:
Os exames gerados pela radiografia digital têm imagens mais nítidas, em alta qualidade, o que reduz a necessidade de repetição e também oferece um cuidado maior com a saúde do paciente. Essa vantagem é fundamental para a formulação do diagnóstico preciso.
2. Redução da radiação:
Esta tecnologia reduz, em média, 45% da incidência da radiação, comparado com o método convencional. Isso é importante pois a radiação no corpo humano é cumulativa e ao longo do tempo pode até alterar as células.
3. Rapidez nos resultados:
Os equipamentos digitais são capazes de obter imagens pré-processadas em 5 segundos, de forma manual ou automática. O tempo para os resultados também é muito menor, reduzindo a espera para o início do tratamento mais indicado.
Preocupada em sempre levar as melhores soluções para seus clientes, a Imex Medical Group, maior empresa nacional do segmento de equipamentos e serviços para área de diagnósticos por imagem no setor da saúde, oferece ao mercado a linha de Raio X Digital Innovision. Além de todas as vantagens da tecnologia digital, o aparelho é fácil de usar e possui um detector de tela plana, o que permite seu uso em diferentes aplicações, e seu design permite que seja usado em espaços pequenos, com tetos baixos. Avanços que nos permitem esvaziar as gavetas, projetar um futuro mais sustentável e com mais qualidade de vida.