Quer manter a imunidade equilibrada durante os dias mais frios do ano? Nutricionista dá dicas

    Os meses mais frios do ano são também o período em que há maior número de casos de doenças respiratórias. A situação, sempre preocupante, tornou-se ainda mais séria agora, com a pandemia da Covid-19. Não há alimentos capazes de prevenir a infecção pelo coronavírus, mas a alimentação adequada pode contribuir para aumentar a proteção do organismo contra infecções ou inflamações.

    Nutricionista e professora da Estácio, Elisa de Espíndola explica que a imunidade é construída em um processo longo, com a prática constante de hábitos saudáveis. Nesse esforço, o inverno exige atenção redobrada, já que nos dias frios o organismo tende a buscar alimentos mais quentes, mais calóricos e muitas vezes mais gordurosos. “A alimentação saudável depende de uma variedade alimentar, não de supostos alimentos isolados “milagrosos”, e deve ser adequada a cada indivíduo, conforme assistência prestada por profissional”, diz Elisa.

    Leia também: Chegada do inverno e baixa imunidade

    Leia também – Como melhorar a imunidade em tempos de coronavírus

    Para quem pretende adotar hábitos mais saudáveis, ela lista algumas dicas de alimentos que podem ser aliados da imunidade durante o inverno.

    ·        Produtos ricos em Ômega 3

    Salmão, linguado, atum e sardinha são alguns dos peixes com maior concentração de ômega 3, nutriente que tem entre suas principais funções a manutenção do bom funcionamento do cérebro. O ômega 3 também é antioxidante.

    ·        Não esqueça da vitamina C

    Dentre diversas frutas, o limão é uma das mais ricas em vitamina C, que tem grande poder antioxidante, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas condições, como por exemplo, gripes e resfriados.

    ·        Betacaroteno e provitamina A

    Além de ser rica em fibras, a cenoura possui um componente chamado betacaroteno. Responsável pela pigmentação da cenoura, o betacaroteno é conhecido como provitamina A, o que o torna essencial para a manutenção e construção da imunidade.

    ·        Cuidados cardiovasculares

    O azeite de oliva é um excelente alimento, que favorece a nossa saúde cardiovascular. Azeite de oliva: no momento de escolher o produto nos mercados, sempre opte pelo azeite de oliva extravirgem com acidez menor que 0,5%.

    Leia também – Imunidade e Covid-19: brasileiro continua buscando informações e alimentos para fortalecer a saúde

    Leia também – Como fortalecer a saúde em tempos de pandemia? Imunidade alta e check-up em dia