Qual é a relação do colesterol com a saúde vascular?

Tanto se fala em manter os níveis de colesterol controlados. Mas qual é a relação do colesterol com a saúde vascular?

O colesterol é um tipo de gordura essencial para o funcionamento de células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. No entanto, se seus níveis no organismo estão em excesso, ele pode dificultar o fluxo do sangue em alguma região, pois se acumula dentro da parede das artérias.

Leia também – Vilão? Colesterol alto pode prejudicar a saúde

Leia também – É essencial manter os cuidados com a saúde vascular durante a pandemia

Por isso, é necessário controlar esse acúmulo para que não haja obstrução da passagem do sangue e cause grandes problemas circulatórios, como o infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e falta de circulação nas extremidades que, em alguns casos, pode evoluir para uma amputação, do membro afetado. 

Existem diferentes tipos de colesterol:

  • Lipoproteínas de alta densidade (HDL) – É conhecido como o colesterol “bom”, pois leva o excesso de colesterol no sangue para o fígado, que o remove do corpo.
  • Lipoproteínas de baixa densidade (LDL) – É conhecido como o colesterol “ruim”, pois leva ao acúmulo de placas de gordura em suas artérias, que pode causar doenças cardíacas.
  • Lipoproteína de densidade muito baixa (VLDL) – Também é conhecido como colesterol “ruim”, pois contribui para o acúmulo de placas de gordura nas artérias. Mas é diferente do LDL, porque este carrega colesterol, e o VLDL carrega triglicérides, um outro tipo de gordura encontrada no sangue.

As artérias são vasos dentro do corpo humano que levam o sangue do coração para as outras extremidades, e as veias trazem o sangue das extremidades de volta ao coração.

Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), é muito importante manter os níveis de colesterol sempre controlados. Para isso, ele recomenda evitar comidas que contenham muita gordura de origem animal, e consumir mais legumes, verduras, grelhados, frutas, alimentos integrais, fibras e cereais. E também aconselha a prática de atividade física aeróbica, como, por exemplo, a natação, a caminhada, bicicleta, dança, entre outras. Além disso, duas vezes na semana, fazer atividade resistida, como musculação ou pilates. O tabaco também deve ser cortado dos hábitos.

Leia também – Qual é a importância do check-up?

Leia também – Descompassos no ritmo do coração é sinal de alerta em qualquer idade

<

p class=”ql-align-justify”>