Quais são as lições da pandemia de Covid-19?

Ainda estamos em meio à turbulência, sem data para acabar. Mas, aos poucos, podemos pensar em quais são as lições da pandemia de Covid-19. Entre tantos questionamentos nestes últimos 18 meses, tivemos uma série de experiências, passamos a viver sob recomendações constantes. E um aprendizado se sobressai: a importância da prevenção na saúde.

A prevenção começou com as orientações para evitar a transmissão do coronavírus, que continuam essenciais: o distanciamento social; a lavagem correta e constante das mãos; e o uso das máscaras. A pandemia também iniciou outro movimento de prevenção: a partir do momento em que a Covid-19 avançava e conhecíamos mais os fatores de risco, parte da população tentava se proteger, melhorando seus hábitos e seu quadro geral de saúde.

A médica curitibana Joana Iarocrinski, que possui pós-Graduação em Adequação Nutricional, Prevenção e Tratamento de Doenças Relacionadas à Idade e especialização em Medicina do Estilo de Vida, Nutrição e Síndrome Metabólica, recebeu vários pacientes que demonstravam a vontade de mudar, principalmente a partir do medo do que uma eventual infecção pelo coronavírus poderia causar. “Infelizmente, o ser humano é movido pelo medo. Em um primeiro momento, vieram pessoas apavoradas, mas é preciso ter ciência que em duas semanas não se consegue resolver a saúde como um todo. No entanto, um primeiro passo foi dado”, afirma.

Para Joana, apesar de tudo o que a pandemia gerou, esse momento fez com que as pessoas começassem a pensar na própria saúde. “Essa consciência representou um passo de anos que conseguimos em pouquíssimo tempo”, avalia. 

Se os primeiros passos foram dados, o que é importante pensar sobre as lições da pandemia de Covid-19? Houve uma mudança de padrão, inclusive com os jovens demonstrando mais importância para a prevenção na saúde, e a busca por uma melhor qualidade de vida, dentro da realidade de cada pessoa. 

“Vem a pergunta: se eu não tenho uma saúde ok, o que eu faço, então? Até o primeiro movimento pode estar associado à doença – ou ao medo que ela gera, mas passo a me prevenir a uma série de questões para a frente, pensando em 10, 20 anos. Assim, começamos a pensar na Medicina da Saúde, e não na Medicina da doença. O importante é começar a ter essa consciência”, salienta Joana.

A médica ressalta que esse movimento não precisa ser “instagramável”, termo usado hoje para designar uma imagem perfeita – ou pelo menos com boa composição – nas redes sociais. A melhor fórmula é a adaptação para a realidade de cada um. E essa é uma das lições da pandemia de Covid-19. “Já é um ganho fazer alguma atividade física, ajustar a alimentação, tentar manejar o estresse. Esse é um ganho enorme falando em prevenção de saúde. Vi as pessoas tendo esse ‘insight’ e fiquei muito feliz com isso”, conta.

As lições da pandemia de Covid-19 vão durar?

Joana Iarocrinski acredita que os brasileiros terão uma memória um pouco mais longa sobre tudo o que a Covid-19 representou e ainda representa em função do sofrimento e também pela própria extensão da pandemia. “O que mais aprendemos é que a nossa vida é muito frágil. Em contrapartida, começamos a perceber que temos que cuidar da nossa saúde. E a lição vem em um contexto até mais amplo, da nossa espiritualidade, essa parte emocional. Cada um aprendeu algo nesta pandemia. E não podemos nunca esquecer da nossa essência, da importância dos nossos familiares”, frisa.

Além disso, a médica lembra que orientações, como sempre lavar bem as mãos e uma boa higiene respiratória, podem fazer diferença não apenas durante a pandemia de Covid-19, mas também no futuro. Evidenciando a importância da prevenção na área da saúde.

Acompanhe mais em vídeos e podcasts do Saúde Debate, clicando aqui