Quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios?

    Quem nunca ouviu a recomendação de exercícios, de uma atividade física, junto com alimentação balanceada para prevenção de doenças ou para controle de várias delas? Mas quais os benefícios de manter uma rotina de exercícios? O hábito da prática esportiva, aliado a uma alimentação balanceada, ajuda no controle do peso e na prevenção de doenças relacionadas à obesidade, entre elas o câncer e as cardiovasculares.

    O cirurgião oncológico e especialista em Terapia Nutricional do Instituto de Oncologia do Paraná – IOP e do Valencis Curitiba Hospice, Vinícius Basso Preti, conta que estudos científicos apontam que a realização de atividades físicas ajuda na prevenção de pelo menos sete tipos de tumores: rins, bexiga, esôfago, estômago, cólon, mama e endométrio. “Um dos grandes benefícios do exercício físico é que ajuda a nos manter dentro do peso ideal. Hoje, a obesidade é a segunda causa de morte prevenível por câncer e, em vários municípios do Brasil, já é a primeira. Para quem está acima do peso, o exercício é um grande aliado. Para aqueles pacientes que têm câncer, o grande benefício do exercício físico é na formação da massa magra, ou seja, nossos músculos. Pacientes que perdem massa magra durante o tratamento têm menor chance de sobrevida e pior qualidade de vida. O câncer e os tratamentos como a quimioterapia não são contraindicação à realização de atividades físicas.”

    Leia também – O distanciamento social e as novas maneiras de olhar e cuidar da saúde física e mental

    Leia também – Pandemia: cuidados com lesões na retomada das atividades físicas

    A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Os exercícios também ajudarão, dependendo da disposição que está o paciente, na recuperação e melhor sobrevida. No entanto, é fundamental procurar um especialista antes de iniciar qualquer esporte, evitando lesões e para descobrir qual atividade física é a mais indicada. 

    Alimentação balanceada também é fundamental

    Não basta apenas realizar exercícios se a pessoa não possui uma dieta equilibrada, principalmente na questão de evitar a obesidade e doenças como o câncer, já que existem alimentos que funcionam como antioxidantes que irão oferecer para o organismo substâncias para combater os radicais livres que atacam as células.

    Segundo a nutricionista Karen Cardoso Inamassu , da unidade IOP no Oncoville, possuir uma alimentação correta e manter atividades físicas é indispensável para o equilíbrio do organismo. “Devemos sempre priorizar uma alimentação rica em alimentos de origem vegetal como frutas, verduras e legumes, leguminosas e cereais integrais, limitando o consumo de alimentos ultraprocessados, ou seja, aqueles industrializados prontos para o consumo e bebidas açucaradas. Essas boas escolhas contribuirão para a prevenção do câncer. Assim como há a relação da má alimentação com a doença, a boa alimentação tem relação com a longevidade. O consumo dos alimentos in natura, integrais, orgânicos, ricos em polifenóis, antioxidantes e fitoquímicos, contribuirão para um envelhecimento saudável, mantendo a capacidade funcional física e cognitiva do indivíduo.” 

    Leia também – Exercício físico em casa: cuidar de si se tornou ainda mais importante

    Leia também – Prescrição de exercício físico online: infuenciador ou profissional digital?