Uma solução simples e inovadora: com rolinhos de compressa em formato de rosquinha, a Maternidade Bairro Novo, no Sítio Cercado, criou um protetor que tem ajudado as mães a enfrentar o desconforto causado pelas fissuras nos mamilos ao amamentar. A proposta tem contribuído para evitar que, por causa das dores, elas desistam da amamentação, ato fundamental para o desenvolvimento dos bebês.
O projeto nasceu em setembro de 2017, em um encontro da Comissão de Aleitamento Materno da Maternidade. A médica obstetra Tatiana Berlinsky e a fonoaudióloga Ana Cristina de Castilhos Rosa apresentaram à equipe a “rosquinha”, uma proposta prática para o tratamento das lesões nas mamas.
“Ensinamos à enfermagem como fazer o material usando compressa e elas aperfeiçoaram a técnica”, conta Ana. “É uma solução simples e barata e um dos principais benefícios é dar uma opção de conforto para mãe que não seja com medicamentos”, complementa.
As lesões são causadas pela “pega” incorreta do bebê no mamilo. “A cicatrização exige que o local fique bastante seco, o que exige não cobri-lo diretamente com o tecido ou outros produtos”, explica a médica Tatiana.
Nos primeiros meses do projeto, os curativos eram ofertados às mães com fissuras mais graves. Atualmente, todas as puérperas recebem o protetor gratuitamente.
O protetor é descartável e deve ser trocado sempre que ficar umedecido. Após receber alta, as mães podem seguir utilizando a técnica com outros materiais, como fraldas.
A vendedora Andreza Casagrande, 27 anos, conta que, durante a gravidez, a rachadura do mamilo era uma preocupação. Mas logo no primeiro dia de vida da filha Marcella, nascida em 8 de janeiro, recebeu o apoio da equipe da maternidade para evitar desconforto nos seios. “Achei uma ótima ideia essa rosquinha. Qualquer ajuda para que eu possa continuar amamentando a Marcella é bem-vinda”, disse Andreza.
A fonoaudióloga Ana destaca que se inspirou em técnicas já existentes para a elaboração da rosquinha. “Mas acredito que somos o primeiro hospital a incluir esse sistema como rotina para todas as pacientes”, destaca ela.
A experiência contribui para manter alto o índice de bebês que deixam a Maternidade Bairro Novo sendo alimentados exclusivamente com leite materno. Em 2018, esse índice foi de 98,3%.
A Maternidade Bairro Novo possui o selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que assegura o cumprimento dos passos para o sucesso do aleitamento materno instituídos pelo Unicef e que respeita critérios como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher. A maternidade, que é referência em parto humanizado, é 100% financiada pela Prefeitura e faz, em média, 200 partos mensais.
Link: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/protetor-ajuda-a-evitar-fissuras-nos-mamilos-e-estimula-a-amamentacao/48933