Pró-Rim lança calendário de eventos para o Dia Mundial do Rim 2023

dia do rim
(Foto: wayhomestudio/Freepik)

Com o mote: “Cuidar dos Vulneráveis e estar preparado para desafios inesperados”, o Dia Mundial do Rim, evento da International Society of Nephrology (ISN) encabeçado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) no Brasil, acontece no dia 9 de março e contará com ações nas clínicas de hemodiálise de todo o país. Segundo a SBN, “Os desafios enfrentados pelos sistemas de saúde nos últimos anos, quer seja por eventos globais, como a pandemia da Covid-19, ou por catástrofes naturais, demonstraram a necessidade de todos os setores da sociedade estarem preparados para o inesperado. E isso, especialmente, para proteger e cuidar dos mais vulneráveis. Quando esses eventos acontecem, os pacientes com doenças renais estão entre os que apresentam maior vulnerabilidade.”

Leia também – Dor nas costas ou dor pélvica pode ser sinal de problema renal

A Fundação Pró-Rim, em parceria com o Centro de Tratamento de Doenças Renais (CTDR), realizarão, em suas respectivas cidades, ações de conscientização e prevenção aos pacientes, familiares, estudantes e comunidade em geral.

A Pró-Rim atua há 35 anos em Joinville e é referência em hemodiálise no país. Conta com 5 unidades próprias: 3 em Santa Catarina (Joinville, São Bento do Sul e Balneário Camboriú) e duas no estado do Tocantins (Palmas e Gurupi). Possui em seu currículo mais de 1900 transplantes renais realizados, mais de 100 mil sessões de hemodiálise por ano, bem como a entrega de lanches gratuitos aos pacientes e cestas básicas aos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Confira o calendário de atividades que irão acontecer entre 05 e 17 de março. A programação você confere em: www.diamundialdorim.com.br.

A Doença Renal Crônica (DRC)

Silenciosa na maior parte do tempo, a Doença Renal Crônica (DRC) caracteriza-se por uma perda gradativa da função renal. Os rins são os principais filtros do corpo humano, responsáveis por eliminar toxinas e excessos de água presentes no sangue. Além disso, estes órgãos têm papel fundamental na formação dos ossos, hormônios e na regulação da pressão arterial.

Outras doenças podem favorecer o desenvolvimento da DRC

Existem uma série de doenças que, dependendo da gravidade ou tratamento inadequado, podem contribuir para o desenvolvimento da DRC. As principais são: Hipertensão Arterial e Diabetes, que representam em média 30% dos casos de pacientes em hemodiálise no país. Outras doenças, como a Hepatite C e o Lúpus também podem desenvolver a Doença Renal Crônica.

Hemodiálise

Quando a Doença Renal Crônica afeta a capacidade de filtragem do sangue a taxas de filtragem inferiores a 15 mL/min é necessário que seja realizado a Terapia Renal Substitutiva (TRS), procedimento clínico em que a função renal natural é substituída por meios artificiais. O mais conhecido é a hemodiálise, procedimento em que o sangue do paciente passa por uma série de filtragens em uma máquina de hemodiálise. O processo leva de 3 a 4 horas e precisa ser feito pelo menos 3 vezes na semana.

De acordo com o médico nefrologista e presidente da Fundação Pró-Rim, a Doença Renal Crônica não tem cura “O paciente diagnosticado com a doença deve seguir o tratamento ao longo da sua vida, seja com a diálise ou o transplante renal”, complementa.

Mais informações sobre o Dia Mundial do Rim e sobre saúde renal, converse conosco, ou acesse: www.prorim.org.br.

*Informações Assessoria de Imprensa