Compreender as necessidades dos pacientes para além dos protocolos médicos é um aspecto indispensável para qualquer clínica ou hospital que busca definir sua missão, visão e valores de forma eficaz. Em um setor onde o cuidado e o bem-estar são prioritários, personalizar estratégias de crescimento que priorizam a satisfação dos pacientes não é apenas desejável, mas necessário.
Dados recentes indicam que o bem-estar dos pacientes está diretamente ligado à qualidade do atendimento e ao ambiente hospitalar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Press Ganey, hospitais que investem em iniciativas como programas de humanização do atendimento e melhorias no ambiente físico, reportam um aumento de 15% nos índices de satisfação dos pacientes.
Além disso, esses hospitais observam uma redução de 10% nas taxas de readmissão, destacando a importância de um ambiente de cuidado que prioriza o conforto, saúde física e saúde mental dos pacientes.
De acordo com Éber Feltrim, especialista em gestão de negócios para a área da saúde e fundador da SIS Consultoria, ao entender as necessidades, expectativas e experiências dos pacientes, as instituições de saúde podem alinhar suas práticas e objetivos com os valores que realmente importam para quem utiliza seus serviços. “Isso não só melhora a qualidade do atendimento, mas também fortalece a confiança e a fidelidade dos pacientes”, relata.
O gestor acredita que estabelecer uma missão, visão e valores centrados nos pacientes exige uma escuta ativa e uma análise cuidadosa das suas necessidades. “Clínicas e hospitais que investem em um compreendimento profundo de seus clientes conseguem oferecer um cuidado mais humanizado e eficiente, promovendo um ambiente de saúde mais seguro e acolhedor”, pontua.
Investir em pesquisas de satisfação, feedbacks regulares e canais de comunicação abertos são estratégias fundamentais para coletar informações. “Essas práticas permitem ajustes contínuos nas operações e na oferta de serviços, garantindo que a instituição atenda e supere as expectativas dos pacientes”, revela.
Feltrim afirma que a personalização das estratégias de crescimento baseada na compreensão dos pacientes é um diferencial competitivo significativo. “Instituições de saúde que priorizam a experiência do cliente melhoram seus índices de satisfação e constroem uma reputação sólida e confiável no setor. É preciso olhar para quem está em busca de cuidados e não focar apenas nos procedimentos”, alerta.
Ao priorizar o bem-estar e a satisfação durante os atendimentos, clínicas e hospitais promovem um cuidado mais humanizado e garantem a lealdade dos pacientes. “Instituições que adotam essa abordagem criam um ambiente de trabalho positivo e motivador para seus profissionais, refletindo diretamente na qualidade dos serviços prestados. A construção de uma missão, visão e valores centrados no paciente não é apenas uma estratégia de negócio, mas um compromisso com a excelência no cuidado à saúde”, finaliza.
*Informações Assessoria de Imprensa