Possível caso de novo coronavírus é investigado em São Paulo

O Ministério da Saúde, em conjunto com as secretarias estadual e municipal de São Paulo, investiga possível caso de Doença pelo Coronavírus no município de São Paulo. O anúncio foi realizado na noite desta terça-feira (25 de fevereiro).

Segundo o ministério, ainda nesta terça, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, registrou a notificação de caso suspeito de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). No atendimento, o hospital adotou todas as medidas preventivas para transmissão por gotículas, coletou amostras e realizou testes para vírus respiratórios comuns e o exame específico para SARS-CoV2 (RT-PCR, pelo protocolo Charité), conforme preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Com resultados preliminares realizados pela unidade de saúde e de acordo com o Plano de Contingência Nacional, o hospital enviou a amostra para o laboratório de referência nacional, Instituto Adolfo Lutz, para contraprova. Este processo de validação dos resultados está em curso e o Ministério da Saúde informou que vai divulgar o laudo final da investigação no momento oportuno.

Leia também – Coronavírus: “vamos disseminar verdades”

Leia também – Saúde Sem Fake News: não existe relação do novo coronavírus com o HIV

Trata-se de um homem de 61 anos, residente na cidade de São Paulo. Ele tem o histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), à trabalho, sozinho, no período de 09 a 21 de fevereiro. O homem apresentou sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19). Segundo o Ministério da Saúde, o paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão.

As secretarias estadual e municipal da Saúde de São Paulo estão realizando a identificação dos contatos no domicílio, hospital e voo, com apoio da Anvisa junto à companhia aérea.

A Itália foi incluída, nesta segunda-feira (24), em uma nova lista do Ministério da Saúde com os critérios para definição de caso suspeito para o novo coronavírus. Também estão enquadradas dentro desta definição as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar, e que vierem da Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália e Malásia. Na semana passada, o órgão já havia incluído Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.