Por que há variação na taxa Selic?

schedule
2021-11-02 | 13:38h
update
2023-02-14 | 13:09h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

Por Rodrigo Martimiano da Rocha, profissional com Certificação CFP®.

A taxa Selic é considerada a taxa básica de juros do mercado financeiro brasileiro. Ela é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) que, de acordo com uma série de análises, pode aumentar, diminuir ou mantê-la nos níveis atuais. A taxa Selic baliza os demais juros da nossa economia e tem interferência direta na rentabilidade dos produtos de aplicação financeira de renda fixa – e, de maneira indireta, também nos produtos de renda variável. Poupança, RDC, CDB, LCI, LCA e tesouro direto são alguns exemplos dos investimentos que utilizam a taxa Selic como índice de correção. Diante disso, entender as razões de como essa taxa varia faz diferença no momento de escolher em qual produto investir. 

Em geral, quando a taxa Selic está em alta os produtos de aplicação de renda fixa se tornam mais atrativos e as pessoas tendem a sair do risco da renda variável, fazendo com que eles percam rentabilidade – e até mesmo gerem prejuízos. Quando o cenário é inverso, os investidores tendem a correr mais riscos, gerando uma tendência de alta para os produtos de renda variável. 

O primeiro fator que interfere diretamente na movimentação da taxa Selic é a inflação: quando os índices inflacionários estão abaixo da meta estipulada, o COPOM tende a reduzir a Selic para incentivar o consumo e, consequentemente, não incentivar as aplicações financeiras, barateando o crédito para empresas e Pessoas Físicas. Se os índices inflacionários estão altos, a tendência é inversa: a taxa tende a subir para frear o consumo.

Publicidade

Outro fator a ser analisado é a taxa de câmbio: quando o Real está valorizado (moedas estrangeiras com cotação baixa), as exportações brasileiras ficam prejudicadas, pois os produtos brasileiros (principalmente commodities) ficam mais caros para outros países comprarem. Nesse cenário, o COPOM tende a baixar a taxa de juros, fazendo com que aplicadores internacionais tirem dinheiro do Brasil. Essa saída de moedas estrangeiras derruba a cotação do Real e aumenta a cotação do Dólar, por exemplo. Já quando a cotação de moedas estrangeiras está alta frente ao Real, o COPOM tende a aumentar juros, incentivando a aplicação no Brasil por investidores estrangeiros, o que tende a derrubar o preço dessas moedas.  

As taxas de juros praticadas por outros países também interferem na variação da taxa Selic, pois o investidor estrangeiro tende a preferir economias mais desenvolvidas (EUA, Alemanha, Japão, entre outros) quando as taxas pagas são parecidas. Neste caso, quando as taxas de juros de países desenvolvidos estão em baixa, o COPOM pode reduzir as taxas no Brasil; quando essas taxas mundiais estão em alta, a tendência é de aumento da taxa Selic para manter o dinheiro de investidores estrangeiros.

Um último fator que deve ser analisado são os relatórios das reuniões do próprio COPOM. Neles, os integrantes do comitê explicam os fatores que os levaram a manter, aumentar ou diminuir a taxa, e projetam as movimentações da Selic para próximas reuniões. 

Ainda ficou com dúvida? Escreva para contato@uniprimebr.com.br.

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime

Leia outros artigos publicados no Saúde Debate

Conheça tambémos colunistas do Saúde Debate

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
26.04.2024 - 06:07:21
Uso de dados e cookies: