Plataforma de suporte à decisão clínica revela aumento de 119% nas consultas de tópicos ligados a arboviroses no Brasil

arboviroses
(Foto: jcomp/Freepik)

As arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente por mosquitos, têm ganhado destaque crescente no Brasil. Com a intensificação dos casos de dengue, chikungunya e zika, a preocupação com essas enfermidades tornou-se uma prioridade para a área da saúde nacional. Inclusive, como parte das ações de enfrentamento às doenças, o Ministério da Saúde anunciou que irá investir R$ 256 milhões no fortalecimento da vigilância das arboviroses. Atenta a este movimento, a Wolters Kluwer, empresa detentora da plataforma de suporte à decisão clínica, UpToDate, observou, em fevereiro de 2024, um aumento significativo de 119% nas consultas a tópicos no UpToDate ligados a arboviroses.

Leia também – A importância do uso de aparelho auditivo na prevenção de demências

Segundo a Diretora de Estratégia e Vendas da Wolters Kluwer no Brasil, Natalia Cabrini, ficou evidente o cenário alarmante sofrido pelo Brasil recentemente, especialmente com relação à dengue. “De acordo com dados levantados pelo Ministério da Saúde, mais de seis milhões de casos prováveis de dengue foram registrados no país ao longo dos seis primeiros meses de 2024. Este cenário de epidemia nos fez refletir em como fomentar alternativas para contribuir para a redução do impacto dos casos no Brasil”, comenta.

Pensando nisso, em março deste ano, a Wolters Kluwer anunciou a abertura de todos conteúdos no UpToDate ligados a dengue. Neste momento, como forma de continuar apoiando os médicos com informações atualizadas e confiáveis, o acesso online e gratuito a essas informações seguirá até setembro de 2024. “A correlação entre os números de casos de dengue reportados pelo Ministério da Saúde e a quantidade de consultas aos tópicos abertos relacionados a arboviroses é de 0.75, com base em dados do UpToDate. Ou seja, há uma alta relação entre eventos na saúde e a busca por melhores evidências e práticas para atender a população em momentos de crise”, explica.

Para se ter uma ideia, de janeiro a março de 2024, a busca por consultas no UpToDate relacionadas a dengue cresceu 800%. “O UpToDate já é utilizado por dois milhões de profissionais da saúde em todo o mundo. As informações disponibilizadas pela plataforma são escritas e revisadas exclusivamente por médicos reconhecidos em suas especialidades. Além disso, os dados abrangem mais de 25 especialidades, oferecendo mais de 10 mil tópicos clínicos, incluindo a dengue. Isto não só assegura credibilidade e conformidade àqueles que utilizam a ferramenta, como garante acesso a conteúdos que permitem o diagnóstico precoce e tratamento adequado”, afirma.

Ações de combate à dengue

Natalia relembra que em abril deste ano, a Wolters Kluwer assinou um acordo de colaboração com o Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), com o intuito de divulgar a notícia sobre a abertura dos tópicos da dengue em canais de comunicação do Conselho, além de viabilizar a realização de webinars para promover treinamentos sobre como utilizar o UptoDate. “Nosso foco é encontrar maneiras de contribuir para solucionar adversidades como a dengue o mais rápido possível. Seja por meio das nossas tecnologias ou eventos deste cunho”, ressalta.

Já em maio deste ano, a Wolters Kluwer realizou outro webinar gratuito, mas, desta vez, em comemoração ao mês da enfermagem. O evento, denominado “O enfrentamento das arboviroses”, contou com a palestrante Nathaly Dutra, Enfermeira pela UNIRIO, Mestre em Epidemiologia pela ENSP/Fiocruz e Servidora da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. “Nosso compromisso em aprimorar a qualidade do cuidado no Brasil e no mundo é latente. Acreditamos que a tecnologia é o elemento-chave para apoiar os médicos na tomada de decisão e otimizar cada vez mais o atendimento e a segurança da população. Continuaremos firmes acreditando nesse propósito e colaborando não apenas com inovações, mas também com iniciativas educativas na área da saúde”, finaliza.

*Informações Assessoria de Imprensa