Plano em família

Por Juliana Olivieri Refundini, profissional com Certificação CFP®.

Na semana passada, colocamos a importância de falar sobre dinheiro com seus filhos, para que desde cedo eles criem consciência de seus gastos e de como podem conquistar seus objetivos. Lembramos da importância de trazer esse e outros conceitos para o grupo familiar.

Porém, sabemos que, como pais, mais do que orientar, devemos ser o exemplo a se seguir. Portando, vamos listar algumas dicas de como organizar o Planejamento Financeiro Familiar. É interessante envolver todos os membros da família quando possível, pois assim, cada um entenderá o seu papel e as suas responsabilidades.

1- “Quanto ganhamos?”

É muito importante estabelecer o valor do orçamento familiar. Se as despesas forem maiores que as receitas, existem duas alternavas: criar fontes alternativas de receita ou cortar parte das despesas.

2- “Quanto gastamos?”

Outro ponto fundamental é saber de qual valor a família precisa para seu sustento, ou seja, as despesas. Mais que isso, detalhar e separar quais são as despesas fixas e quais são as despesas variáveis. Lembrando que o ideal é que as despesas variáveis sejam menores que 35% e as fixas até 50% do total da receita familiar.

3- “Quais são os nossos objetivos?”

Traçar objetivos comuns contribui para que todos fiquem engajados e se esforcem naquilo que está ao seu alcance. Estipular prazo para cada um dos objetivos, valores que devem ser investidos mensalmente e quais tipos de investimento são adequados para curto, médio e longo prazo, ajudam a manter o foco.

4- “E se tudo der errado?”

Lembre-se de constituir um fundo de reserva emergência para a família, cujo valor indicado é de 6 vezes o valor de suas despesas mensais.

Nesta estratificação podem ser utilizadas planilhas para mensurar tudo que comentei acima, e também para melhor acompanhamento.

Planejar não é proibir a família de gastar, e sim, imbuir em todos um objetivo comum, mostrando a razão pela qual estão lutando. Além de ser muito saudável para seus filhos, que crescerão com consciência financeira. Bom senso acima de tudo é fundamental, pois a vida requer equilíbrio e, neste caso, o equilíbrio financeiro é o que deve ser buscado.

Gostaria de saber sobre outro assunto da área financeira? Envie um e-mail: faleconosco@uniprimebr.com.br

* Semanalmente, a Uniprime – cooperativa de crédito fundada por médicos e criada com o propósito de melhorar a vida fi­nanceira das pessoas – compartilha com os leitores uma coluna sobre educação financeira para ajudar na saúde de todos. A Uniprime é uma das instituições parceiras do Saúde Debate

Clique aqui para conferir as colunas da Uniprime