Pesquisa e inovação no tratamento do câncer são temas do Next Frontiers to Cure Cancer

Entre os palestrantes está Marcelo Dallagassa, especialista do Núcleo de Informações em Saúde da Unimed Paraná, doutor em Tecnologia em Saúde pela PUCPR e integrante do Conselho Gestor do Saúde Debate

Next Frontiers to Cure Cancer
Marcelo Dallagassa, um dos palestrantes do Next Frontiers to Cure Cancer (Foto: Divulgação)

Entre os dias 22 e 25 de junho acontecerá a 6ª edição do Next Frontiers to Cure Cancer, congresso internacional organizado pelo A.C.Camargo Cancer Center para discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer. Assim como na última edição, o evento será totalmente online, com mais de 300 horas, e reforçará o papel da ciência como um grande agente transformador que atua em benefício da prática médica e do tratamento oncológico.

“O Next Frontiers to Cure Cancer é um evento aguardado na agenda oncológica do país e reúne profissionais que atuam nos principais centros oncológicos do mundo para debater inovações em pesquisa, diagnóstico e tratamento do câncer. O evento ainda envolve dois pilares da nossa Instituição, que são Ensino e Pesquisa, e gira em torno das necessidades do paciente e dos profissionais que cuidam de toda a jornada oncológica com a expertise de um cancer center”, comenta Dr. José Humberto Fregnani, Superintendente de Ensino e Pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center.

Leia também – Impacto do estilo de vida na prevenção do câncer

Desde 2017, o Next Frontiers to Cure Cancer acontece anualmente (com exceção de 2020 que não ocorreu devido à pandemia da Covid-19) e promove muita integração entre os profissionais. Além disso, aborda temas de extrema relevância no cenário da oncologia, como ciência, inovação e tecnologias, custo-efetividade etc. “Sabemos que o enfrentamento ao câncer é uma questão mundial. Por isso contamos com muitas parcerias com Institutos nacionais e internacionais para a troca de informações profissionais e aprimoramento de pesquisas”, reforça o Dr. Fregnani.

Entre os temas do Next de 2022 estão “O futuro da terapia com células CAR-T: será o fim do transplante alogênico?”, “Doença Residual Mínima no Mieloma Múltiplo: Estamos prontos para irmos dos estudos clínicos para a vida real?”, “Papel da imunoterapia no tratamento do câncer de esôfago localizado e metastático”, “Estado da arte da cirurgia minimamente invasiva no tratamento do câncer de estômago”, “É hora de abandonar o tratamento cirúrgico upfront no câncer de pâncreas localizado?”, “Tumores de mama”, “Neoadjuvância em câncer de mama: de sua origem até os conceitos atuais”, “Câncer de pulmão em não fumantes: por que a incidência aumenta?” e “Cuidados Paliativos e uso de Imunoterapia em idosos com câncer”, entre outros.

Também será realizado um painel sobre Futuro da Saúde, dentro da área técnica de Tecnologia e Inovação. Haverá participação de especialistas nacionais e internacionais. Entre eles está Marcelo Dallagassa, especialista do Núcleo de Informações em Saúde da Unimed Paraná, doutor em Tecnologia em Saúde pela PUCPR e integrante do Conselho Gestor do Saúde Debate. Dallagassa vai proferir palestra sobre “Process mining” no auxílio à gestão em saúde, no dia 23 de junho. 

Mais informações sobre Next Frontiers to Cure Cancer podem ser obtidas clicando aqui.