Pele e os cuidados pós-verão: hora de adotar o tratamento adequado

    A pele e os cuidados pós-verão. Eles são necessários porque, após ao fim das férias, podem surgir algumas preocupações relacionadas à pele. São momentos nos quais nem sempre ela recebe os devidos cuidados e, por isto, podem surgir problemas. “A pele, quando não é cuidada corretamente, pode apresentar vários problemas como: ressecamento, manchas, cicatrizes e falta de contorno. Sendo assim, é importante adotar tratamentos adequados”, explica o médico dermatologista Gustavo Saczk, de Curitiba (PR).

    O especialista lista os cinco principais itens relacionados à pele e os cuidados pós-verão que devem ser adotados:

    1 – Manchas escuras pelo corpo, principalmente no tronco, e que descamam, podem ser indício de ter contraído micose nas férias. Sugestão é procurar o dermatologista o quanto antes para iniciar um tratamento correto.

    2 – Queimaduras do sol? Nada de pasta de dente nelas! Ideal é evitar mais sol, hidratar bastante a pele e evitar puxar as peles quando começarem a descamar. Isso pode gerar feridas e até cicatrizes. Então, cuidado!

    3 – Manchas no rosto ou piora nas manchas que já existiam? A hora é de caprichar no protetor solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos. E procurar o dermatologista para iniciar um tratamento clareador, que pode abranger cremes, clareadores orais e até procedimentos estéticos.

    4 – Caso note que alguma pinta que você tinha mudou de padrão – era pequena e cresceu ou mudou de cor – esses são alguns sinais de um início de câncer de pele. Fique calmo e procure o quanto antes o dermatologista para fazer uma avaliação correta.

    5 – Você não tinha lesões de acne e voltou da praia com o rosto cheio? Calma! Isso pode ter ocorrido pelo protetor solar oleoso, suor e até mesmo o sol. Troque o filtro para um com toque seco e inicie o uso de produtos mais adstringentes. Caso não tenha melhora, procure o dermatologista para corrigir seu tratamento.

    O rosto é nosso cartão de visitas e, por isso, é preciso se dedicar aos cuidados diários, para evitar manchas e o envelhecimento precoce, principalmente se houver abuso do sol, praia e piscina. Agora é a época de buscar um especialista e corrigir os possíveis danos do verão.

    Leia também – Campanha contra câncer de pele é estendida até o fim do verão

    Leia também – Brasil terá 625 mil novos casos de câncer por ano até 2022, diz Inca