Paraná: um terço dos casos de Covid-19 foi registrado entre novembro e dezembro

Após nove meses dos primeiros casos de Covid-19, um balanço da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontou que um terço dos casos de Covid-19 foi registrado entre novembro e dezembro no Paraná. Neste período, o número de casos é maior do que os cinco meses acumulados desde o início da pandemia no estado. Foram 98.329 em 41 dias, quase um terço do total de todo o período. Neste mesmo recorte, em relação às mortes, a proporção é de um sexto na comparação ao registrado em toda a pandemia.

“O cuidado individual possibilita evitar a transmissão do vírus. O distanciamento, aliado ao uso de máscaras, dificulta o contágio com as gotículas de saliva que possam estar infectadas pelo novo coronavírus. Os números são elevados e a situação é muito séria”, enfatiza o secretário Beto Preto.

Leia também – Aumento de casos de Covid-19: reflexo do comportamento da população

De 12 de março a 31 de julho, passaram 142 dias e o estado registrou 83.690 diagnósticos positivos da doença e 2.113 mortes. De 1º de agosto a 11 de dezembro, são 133 dias, foram confirmados 236.398 casos e ocorreram 4.530 óbitos em consequência de complicações da doença.

“Estamos num período em que tudo o que fizemos até agora é colocado em cheque. O estado tem atuado de forma ágil para viabilizar todo o insumo e suporte aos pacientes, mas a quantidade de pessoas que estão se infectando aumentou e extrapolou a possibilidade de aumentar leitos”, diz. A Sesa informou que ativou 2.876 leitos, sendo 1.120 de UTI adulto, 22 UTI pediátrica, 1.700 enfermaria adulto e 34 leitos de enfermaria pediátrica.

Leia também – Cansaço da pandemia x aumento de casos de Covid-19

Leia também – Testes de rápido para Covid-19: aumento na procura