Paraná estima imunizar quatro milhões de pessoas contra Covid-19 até maio

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou nesta quarta-feira (13 de janeiro) que o planejamento da pasta prevê que aproximadamente 4 milhões de paranaenses recebam a primeira dose da vacina até maio – de acordo com a estimativa mais recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Paraná tem 11.516.840 habitantes. “O Paraná será imunizado por completo, muito por conta da experiência desses profissionais que formam a saúde do Estado”, afirmou.

Como o Paraná vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) elaborado pelo Governo Federal, a expectativa é que o processo de imunização possa começar ainda neste mês. Beto Preto ressaltou a vacina contra a Covid-19, tão logo seja liberada pela Anvisa, deve começar a ser aplicada em até 72 horas nos paranaenses que integram o grupo prioritário. A base é formada por cerca de 90 mil profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, 10 mil índios acima de 18 anos mapeados em comunidades isoladas de 30 municípios do Estado e 10 mil idosos institucionalizados em asilos e casas de repouso.

Leia também – Butantan: CoronaVac atingiu eficácia global de 50,38% no estudo brasileiro

Leia também – Ministro Pazzuello diz que pode haver prioridade para primeira dose da vacina contra Covid-19

O Paraná possui um estoque dos chamados insumos secos disponível para iniciar o processo de vacinação contra a Covid-19, conforme informações da própria secretaria. São agulhas, seringas, máscaras, luvas, aventais e algodão, entre outros itens, que estão centralizados em dois pontos principais em Curitiba: o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e o Ginásio de Esportes do Tarumã. Apenas entre agulhas e seringas, o estado conta atualmente com 11 milhões de unidades em estoque, quantidade que vai saltar para 27 milhões nos próximos dias com a compra de mais 16 milhões, em fase final de aquisição pela Secretaria de Estado da Saúde. O material garante as duas doses de vacinação de toda a população paranaense.

Ainda de acordo com a secretaria, a estrutura paranaense para a vacinação contra o coronavírus conta ainda com 21 câmaras frias já adquiridas e outras 180 em processo de aquisição. Mais 31 câmaras frias para armazenamento serão compradas em parceria com o governo federal. O estado dispõe também de freezers para produção de gelo, equipamentos de ar-condicionado, contêineres refrigerados de 40 pés para armazenamento de 100 mil doses de vacinas, caminhões refrigerados para distribuição de imunizantes e a perspectiva de implantação de câmaras modulares para armazenamento de frios nas 22 Regionais de Saúde.

Leia também – Fiocruz confirma nova variante do coronavírus no Amazonas

Leia também – Gestantes podem tomar a vacina contra Covid-19?