Paraná estende por mais dois dias decreto com medidas restritivas

O governo do Paraná anunciou, nesta sexta-feira (5 de março), que estendeu em mais dois dias o atual decreto que determina medidas mais restritivas para o combate à Covid-19. O documento tinha vigência até às 5h de 08 de março, mas agora valerá até 5h de 10 de março. Com isso, as atividades consideradas não essenciais, incluindo o comércio, poderá voltar a funcionar na próxima quarta-feira.

Seguindo a prorrogração estabelecida pelo governo do Estado, Curitiba também divulgou nesta sexta-feira um decreto municipal confirmando as medidas na cidade. O Comitê de Técnica e Ética Médica da Secretaria Municipal da Saúde está analisando o cenário específico da cidade, a fim de estabelecer as medidas mais adequadas para a capital a partir da quarta-feira.

Leia também – “Num futuro próximo, não terá como escapar do lockdown”, diz epidemiologista

Leia também – Paraná registra aumento de 48,5% na média móvel de casos de Covid-19 em duas semanas

A cidade, no entanto, complementa ou detalha alguns pontos não contemplados nas medidas estaduais. Curitiba mantém, por exemplo, as restrições mais acentuadas de atividades aos domingos, como o fechamento de supermercados e feiras.

No período de vigência do decreto, até as 5 horas do dia 10 de março, ficam suspensas na cidade as atividades e serviços não essenciais. Apenas podem funcionar aqueles que são considerados essenciais.

A circulação em espaços e vias púbicas fica restrita das 20h às 5 horas, podendo ocorrer apenas para aquelas pessoas e veículos em razão de serviços e atividades essenciais. Nesse período fica proibida a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo.

Entre as atividades não essenciais com veto de funcionamento estão, por exemplo, os shopping centers, bares, comércio de rua, galerias e centros comerciais, salões de beleza e barbearias, cinema, teatro, circo, casas noturnas, parques temáticos e infantis, museus, casas de eventos e recepção.

Aulas presenciais nas escolas municipais e particulares também ficam suspensas até a madrugada de quarta-feira (5 horas) – as aulas remotas estão mantidas. Cultos, atividades religiosas serão permitidos somente em formato on-line e para atendimentos individualizados, mantido o distanciamento. As atividades em academias esportivas também ficam suspensas durante a vigência do decreto, já que não são consideradas atividade essencial pelo estado.

O transporte público da capital funciona com ocupação máxima dos veículos em 70%. 

Leia também – Pesquisadores alertam para disseminação de variantes do coronavírus

Leia também – Pandemia de Covid-19: série histórica mostra agravamento na ocupação de UTIs no SUS