Paraná confirma o primeiro caso da variante Lambda

A Secretaria de Estado da Saúde informou, nesta sexta-feira (13 de agosto) que Paraná confirma o primeiro caso da variante Lambda do coronavírus. Essa cepa foi identificada primeiramente no Peru e se espalhou pela América do Sul. A confirmação aconteceu após o sequenciamento genômico pela Fiocruz, conforme amostragem aleatória, encaminhada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen).

O primeiro caso da variante Lambda no Paraná é de uma paciente de Londrina, no Norte do Estado, sem comorbidades e que não havia sido vacinada. Ela coletou exames em 9 de julho, após os primeiros sintomas no dia 5. Não foi internada e teve sintomas leves.

Leia também – Você conhece a variante lambda, também chamada de variante peruana ou andina?

Leia também – Infectologista explica o surgimento de novas variantes do coronavírus

A variante Lambda foi identificada no Peru no final de 2020. Ao contrário da Delta, designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como “variante de preocupação”, a Lambda é uma “variante de interesse”.

Além do primeiro caso da variante Lambda, o Paraná confirmou nesta sexta-feira mais dois casos da variante Delta. Os resultados positivos para esta cepa estavam entre as 91 amostras que foram processadas nos últimos dias. O primeiro é de um mulher, moradora de Londrina, que apresentou sintomas no dia 4 de julho. O segundo caso foi em Cascavel, no Oeste, em um homem que apresentou sintomas no dia 9 de julho e coleta do RT-PCR no dia 13 do mês passado. Ainda não há informações sobre o estado de saúde e vacinação do caso de Londrina. O homem de Cascavel não tinda sido vacinado até a data da coleta do exame, e se recuperou da doença.

O Paraná contabiliza 56 casos da variante Delta e 18 óbitos desde o começo da investigação da circulação no Estado. A transmissão dessa cepa já é comunitária. Os casos confirmados são em Apucarana, Curitiba, Piên, Fernandes Pinheiro, Araucária, Piraquara, São José dos Pinhais, Mandaguari, Irati, Imbituva, Colombo, Pinhais, Fazenda Rio Grande, Campo Mourão, Francisco Beltrão, Rolândia, Londrina e Cascavel.

Leia também – Ainda podem surgir novas variantes do coronavírus?

Leia também – Variante Delta traria maior risco de infecção, sugere estudo