Paradigmas de valor em saúde: entenda mais sobre o Value-Based Healthcare


(Foto: Divulgação/ Unimed Paraná)

Da sigla em inglês, VBHC – Value-Based Healthcare (Cuidados à Saúde Baseados em Valor), refere-se à valorização daquilo que é importante ao paciente, com redução de desperdícios e promoção de maior efetividade nos cuidados em saúde. Foi esse o tema das falas do médico Luiz Henrique Picolo Furlan, da área de Avaliação de Tecnologias e Valor em Saúde da Unimed Paraná, e da médica Marcia Makdisse, embaixadora do VBHC Center Europe para o Brasil, mediadas pelo diretor de Saúde da Unimed Paraná, Faustino Garcia Alferez, durante palestra no 29º Suespar. No debate, os dois médicos apresentaram cases inovadores acerca do modelo.

Segundo Furlan, no Sistema Unimed Paranaense, a gestão do valor em saúde é executada por meio de práticas assistenciais que posicionam o paciente no centro do cuidado. O objetivo é obter os melhores resultados clínicos possíveis e promover experiências positivas durante o tratamento, a partir de um custo sustentável das operações do sistema de saúde e premiando sua entrega eficiente.

Leia também:Prêmio Performance de Gestão reconhece desempenho das Singulares no 29º Suespar

O prestador que deseja implantar um modelo de remuneração baseada em valor deve preencher os pré-requisitos, sendo eles a existência de um processo para mensurar a qualidade assistencial e o resultado em saúde, do DRG (Diagnosis-related group) e do programa Segurança em Alta, ação de qualificação da rede realizada pela Unimed Paraná. O objetivo é chegar ao modelo Accountable Care Organizations (ACO), que visa estimular os prestadores de serviços de saúde a assumir maior responsabilidade por reduzir ou, pelo menos, controlar o crescimento dos custos em saúde em uma determinada população de pacientes, mantendo ou melhorando a qualidade dos cuidados, tanto de uma perspectiva clínica quanto em termos de experiência e satisfação do paciente.

Outro ponto relevante…



Leia Mais >