PAM Hospitais será lançado em Curitiba (PR)

    O Plano de Auxílio Mútuo em Hospitais (PAM), voltado para hospitais públicos e privados, será lançado nesta quarta-feira (11) em Curitiba (PR). O plano prevê colaboração rápida e eficaz para minimizar os impactos de uma situação emergencial, como um incêndio ou problemas causados por eventos climáticos, que extrapolem a capacidade de atendimento local.

    A iniciativa tem a adesão inicial de 19 hospitais da cidade, entre eles, o Hospital São Vicente Curitiba, idealizador do projeto. O protocolo de intenções do PAM Hospitais será assinado pelo secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, e pelo coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson de Lima Ribeiro.

    Para Márcia Schneider Blanski, diretora administrativa do Hospital São Vicente, é preciso sempre evoluir nos planos de emergência. “Para as situações adversas, todos os hospitais já têm seus planos de emergência internos e a cultura do auxílio mútuo entre as instituições. No entanto, com a formalização deste plano entre os hospitais e o know-how da Defesa Civil, as instituições e toda a população curitibana serão beneficiadas.”

    Carlos Augusto Puehringer, engenheiro de Segurança no Trabalho do Hospital São Vicente, explica que a ideia do PAM Hospitais surgiu após uma série de ações internas. “Remodelamos nosso plano de emergências, continuamos o treinamento interno de brigadistas e fizemos o treinamento interno para retirada de pacientes baseado no método START, incluindo um ponto de apoio para redistribuição dos mesmos”, afirma.

    “Além disso, no mês de outubro, foi inaugurado em Curitiba o Centro de Inteligência e Gerenciamento de Crises e Emergências da Defesa Civil Municipal. E agora apresentamos essa ideia pioneira do PAM no setor hospitalar, que poderá ser utilizado em necessidade de evacuação dos hospitais ou como apoio para eventuais atendimentos a múltiplas vítimas em caso de catástrofes”, explica Puehringer.