Pacientes manifestam gratidão no Dia Nacional do Doador de Sangue

schedule
2019-11-26 | 00:27h
update
2019-11-26 | 00:27h
person
Saúde Debate
domain
Saúde Debate

Nesta segunda-feira (25) é celebrado nacionalmente o Dia do Doador de Sangue, e o Hemepar – Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná – comemorou a data agradecendo aos doadores por este gesto de amor.

“Comemoramos e agradecermos pelas doações que tivemos. É uma lembrança que fazemos para demonstrarmos a gratidão a este gesto tão importante. Doar sangue é, efetivamente, um ato de amor ao próximo. É justamente a doação que faz muitas vezes com que uma vida seja salva. Por isso, é muito importante que as pessoas doem sangue”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A Hemorrede recebeu os doadores com enfeites, balões de corações e lanche especial. O desenhista Brunno Natal retratou o rosto dos pacientes que recebem transfusões pela rede e cada um deles escreveu uma mensagem aos doadores. “Este ano fizemos o ‘corredor da gratidão’, com desenhos do rosto de pacientes e mensagens de agradecimento onde o próprio beneficiado transmite o que este ato significa na vida dele” explica a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

Mensagens

João Maria de Oliveira, morador de Carambeí, escreveu: “Venho uma vez por mês ao Hemepar para meu tratamento. Agradeço pela sua doação, com o seu sangue eu consigo viver melhor. Obrigado”.

Publicidade

Danielly de 13 anos, portadora da doença falciforme, diz que desde os cinco anos precisa de transfusões. “Queria agradecer por você estar fazendo o bem a quem precisa. Nunca se esqueça de nós”.

Gabrielly, portadora de falciforme diz “tenho nove anos e desde os sete precisei de seu sangue. Espero que você sempre faça o bem a quem precisa. Agradeço de coração”.

Camille, 15 anos, mora em Ponta Grossa e realiza tratamento no Hemepar desde os sete meses de idade. “Obrigada pelo seu dia e também pela sua dedicação em se prontificar a ajudar. Sua doação é muito importante”.

Deyverson Lucas, 18 anos, recebe transfusões há nove anos. “Todo mês faço transfusões de sangue e é muito bom ter um lugar como este, com tratamento para quem precisa”.

Francieli Franzoni, mora em Laranjeiras do Sul e possui talassemia, necessitando de transfusões uma vez por mês. “Escrevi este pequeno bilhete para agradecer tudo o que fazem por mim. Obrigada a todos pelas doações. A vocês, minha mais sincera gratidão”.

Eder Roberto de Carvalho, de 54 anos, esteve nesta segunda (25) pela manhã no Hemepar para realizar a doação que faz regularmente a cada dois meses. Carvalho fez a primeira doação de sangue aos 16 anos de idade. Colaborador assíduo há 37 anos, ele comentou sobre a importância deste gesto. “É um ato de apoio para quem está precisando. Venham doar, não custa nada e a gente ajuda quem necessita. A dor é muito pouca, comparada ao benefício que causa as pessoas e o processo é rápido”, disse.

Para ser doador é necessário:

Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).

Homens podem doar sangue a cada 60 dias e no período de 12 meses até quatro doações e mulheres em um intervalo de 90 dias e no período de 12 meses até três doações.

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
saudedebate.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
saudedebate.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
26.04.2024 - 23:21:09
Uso de dados e cookies: