Os maus hábitos também comunicam

Você já reparou como algumas atitudes falam muito mais alto do que as palavras? O nosso modo de ser e de agir constituem nossos hábitos e quando incorporados, passam a fazer parte da nossa vida sem pensarmos a respeito deles.

Se considerarmos a boa comunicação como um hábito, devemos observar que alguns comportamentos representam maus hábitos e podem levar embora muitas oportunidades de estabelecer relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis.

Dentre eles, destaco alguns muito comuns:

 

Não saber usar “por favor”, “com licença”, “desculpe-me” e “muito obrigado(a)”, quando necessário

Pode parecer um detalhe para muita gente, mas quem não valoriza estas palavras comete muitos deslizes. É muito comum que isso passe totalmente despercebido por quem não costuma usá-las, porém a ausência delas sempre é percebida pelos outros.

 

– Falar sem olhar nos olhos.

A comunicação é uma poderosa forma de conexão. Manter o contato visual durante uma conversa demonstra respeito e estabelece confiança. Deixar de fazê-lo transmite falta de foco e produz desconforto na conversa.

 

– Interromper a fala dos outros com frequência, não prestar atenção ou não deixar ninguém falar.

Uma conversa deve ser sustentada pela reciprocidade. Ouvir atentamente e falar na hora certa constitui a riqueza de um diálogo. Se não houver respeito e atenção pela fala da outra pessoa, a conversa deixa de ser necessária. 

 

– Estar sempre atrasado(a) para os compromissos.

Nem todos os hábitos da comunicação se manifestam pelas palavras. O hábito de chegar sempre atrasado(a) costuma passar uma mensagem perigosa de não valorizar o tempo do outro.

 

– Contatar alguém somente quando precisa.

Quem só entra em contato quando necessita de alguma coisa deixa claro o relacionamento na base de interesse. Pouco a pouco passa a ter suas ligações recusadas e suas mensagens sem respostas.

 

– Não retornar mensagens de texto, telefonemas ou e-mails.

A falta de retornos pode atrasar o andamento de projetos ou impedir que uma oportunidade se concretize.

 

O fato desses hábitos nem sempre serem conscientes reforça a necessidade de todo profissional dar atenção ao seu autodesenvolvimento e buscar melhorar sempre, em todos os detalhes.

 

Agora, pergunto a você: quais outros maus hábitos de comunicação incomodam você? 

Responda nas redes sociais do Saúde Debate: @saudedebateportal (Instagram) e www.facebook.com/saudedebate

* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.

Confira outras colunas de Cida Stier clicando aqui.

Conheça também os demais colunistas do portal Saúde Debate. Acesse aqui.