Você já reparou como algumas atitudes falam muito mais alto do que as palavras? O nosso modo de ser e de agir constituem nossos hábitos e quando incorporados, passam a fazer parte da nossa vida sem pensarmos a respeito deles.
Se considerarmos a boa comunicação como um hábito, devemos observar que alguns comportamentos representam maus hábitos e podem levar embora muitas oportunidades de estabelecer relacionamentos pessoais e profissionais mais saudáveis.
Dentre eles, destaco alguns muito comuns:
– Não saber usar “por favor”, “com licença”, “desculpe-me” e “muito obrigado(a)”, quando necessário
Pode parecer um detalhe para muita gente, mas quem não valoriza estas palavras comete muitos deslizes. É muito comum que isso passe totalmente despercebido por quem não costuma usá-las, porém a ausência delas sempre é percebida pelos outros.
– Falar sem olhar nos olhos.
A comunicação é uma poderosa forma de conexão. Manter o contato visual durante uma conversa demonstra respeito e estabelece confiança. Deixar de fazê-lo transmite falta de foco e produz desconforto na conversa.
– Interromper a fala dos outros com frequência, não prestar atenção ou não deixar ninguém falar.
Uma conversa deve ser sustentada pela reciprocidade. Ouvir atentamente e falar na hora certa constitui a riqueza de um diálogo. Se não houver respeito e atenção pela fala da outra pessoa, a conversa deixa de ser necessária.
– Estar sempre atrasado(a) para os compromissos.
Nem todos os hábitos da comunicação se manifestam pelas palavras. O hábito de chegar sempre atrasado(a) costuma passar uma mensagem perigosa de não valorizar o tempo do outro.
– Contatar alguém somente quando precisa.
Quem só entra em contato quando necessita de alguma coisa deixa claro o relacionamento na base de interesse. Pouco a pouco passa a ter suas ligações recusadas e suas mensagens sem respostas.
– Não retornar mensagens de texto, telefonemas ou e-mails.
A falta de retornos pode atrasar o andamento de projetos ou impedir que uma oportunidade se concretize.
O fato desses hábitos nem sempre serem conscientes reforça a necessidade de todo profissional dar atenção ao seu autodesenvolvimento e buscar melhorar sempre, em todos os detalhes.
Agora, pergunto a você: quais outros maus hábitos de comunicação incomodam você?
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* Cida Stier há mais de 30 anos estuda, pesquisa e trabalha com Voz Profissional e Comunicação em Público e no Vídeo. Fonoaudióloga, formada pela PUC-PR, mestre em Distúrbios da Comunicação pela UTP-PR, doutora em Administração em Neuromarketing, FCU-FL, especialista em voz pelo CEV-SP, pós-graduada em Distúrbios da Comunicação, em Educação Especial na PUC-PR, com MBA em Comunicação e Marketing Unicuritiba-PR. E também é colunista do portal Saúde Debate.
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